FPF divulga as datas e os horários das quartas de final da Copa Paulista

XV enfrenta o São Caetano no sábado, às 15h, fora de casa - Crédito foto: Ruben Fontes Neto/XV

O Conselho Técnico da FPF (Federação Paulista de Futebol) definiu na manhã desta quarta, dia 20, as datas e os horários das partidas válidas pela fase de quartas de final da edição 2021 da Copa Paulista.

O primeiro jogo do confronto entre o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba e a Associação Desportiva São Caetano foi reagendado para o sábado, dia 23, a partir das 15h, no Estádio Municipal Anacleto Campanella, na cidade de São Caetano do Sul. Diferente da informação divulgada na edição anterior do JP, a própria FPF durante a reunião do Conselho Técnico alterou a data da partida, que inicialmente havia sido divulgada para a sexta, dia 22.

Por ter a melhor campanha entre as 17 equipes participantes da fase inicial do campeonato, o alvinegro piracicabano vai decidir a vaga para a semifinal em seus domínios, em jogo agendado para a terça, dia 26, às 20h, em Piracicaba. De acordo com decreto do governo do estado de São Paulo, a volta da torcida ao Estádio Municipal Barão da Serra Negra está liberada apenas com 50% da sua capacidade.

A novidade desta fase de quartas de final será a adoção do VAR Light, que é uma nova tecnologia aprovada por unanimidade pelos oito clubes participantes das quartas de final. A Copa Paulista será o primeiro campeonato de futebol do Brasil a utilizar o VAR Light, a nova modalidade de Árbitro Assistente de Vídeo, em caráter experimental. Este é um projeto liderado pela Federação Paulista de Futebol e que tem o objetivo de oferecer ao maior número de competições a possibilidade do uso do árbitro de vídeo.

Na rodada com os jogos de ida deste sábado, o Votuporanguense enfrenta a Portuguesa, às 11h, na Arena Plínio Marin, em Votuporanga e no domingo, dia 24, o Esporte Clube São Bernardo joga diante do São Bernardo Futebol Clube, às 11h, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo e, a partir das 15h, o Noroeste de Bauru enfrenta o Botafogo de Ribeirão Preto, na Arena da Fonte, em Araraquara.

Os jogos de volta serão disputados na terça, dia 26, a partir das 20h, com rodada dupla entre Portuguesa e Votuporanguense, no Estádio do Canindé e, XV e São Caetano, no Barão da Serra Negra. Na quarta, dia 27, a partir das 19h, o Botafogo recebe o Noroeste no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, enquanto que São Bernardo Futebol Clube e Esporte Clube São Bernardo jogam novamente no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo.

Avaliação de Luciano Dias

O técnico do XV de Piracicaba, Luciano Dias, concedeu entrevista após a vitória do XV por 2 a 0 diante do Rio Claro e disse que gostou da performance da equipe que demonstrou competitividade e buscou a vitória como um grupo que almeja coisas grandes no campeonato.

“Terminar a primeira fase na liderança é importante porque dá a vantagem de decidir os jogos no Barão, sempre diante da torcida. Agora, é preciso deixar isso de lado porque começa um novo campeonato, diante de um adversário que goleou na última rodada e que também chega motivado para avançar na competição. Estamos preparados e em condições de fazer uma boa apresentação no sábado.”   

O que é o VAR Light?

O VAR Light guarda algumas diferenças em relação ao VAR tradicional. No formato Light, na Copa Paulista, serão utilizadas quatro câmeras em todas as partidas desta fase da competição.

O propósito do VAR Light, validado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol), é tornar a tecnologia mais acessível e permitir o uso do assistente de vídeo com custos inferiores para garantir o uso da tecnologia em competições com receitas menores.

Edilson Morais

[email protected]

LEIA MAIS:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × 3 =