Chegou a hora de tirar casacos e acessórios do armário para enfrentar o frio do inverno 2020, que tem sido bem seco e quente. Com a frente fria que avançou sobre a América Latina vinda do Pacífico, as temperaturas já baixaram e a mínima prevista para Piracicaba é de 8º C na segunda-feira (24), segundo informou o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
Bainy explica que essa massa de ar polar chegou ontem na região e passa por aqui ainda hoje. “Geralmente a temperatura mínima é depois de dois a três dias após a passagem da frente fria”, comenta.
Entre hoje e segunda-feira, a temperatura mínima média para a cidade é de 9º C. A mínima de hoje é 10º C, com máxima de 12º C. Amanhã, a mínima é de 9º C e máxima de 13º C. No domingo, mínima de 9º C com máxima de 20ºC e, na segunda-feira, mínima de 8º C e máxima de 22ºC.
“Na segunda-feira, a gente vai ter predomínio de sol aqui na região. Então as temperaturas baixam um pouco mais ao longo da noite e sobem um pouco mais ao longo do dia”, comenta o meteorologista.
Bainy lembra que é comum – enquanto a massa de ar polar está sobre a região – ter baixa amplitude térmica (variação entre a temperatura mínima e a máxima) e que ela volta a aumentar quando a frente fria já se deslocou.
“Apesar dessa queda de temperaturas, essa frente fria não deve ser tão intensa quanto a gente experimentou no fim de maio, e também no começo de julho. Aquelas frentes frias provocaram uma queda um pouco maior das temperaturas. A gente não vai ter recorde ou mínima do ano dessa vez”, comenta Bainy. A massa de ar polar se desloca para o leste e provoca acumulado maior de chuva no litoral paulista, mas na região também tem previsão de chuva hoje e amanhã. “É esperado um bom volume de chuvas, especialmente de forma mais contínua. Há possibilidades de pancadas um pouco mais fortes em alguns momentos”.
Andressa Mota