Região também tem previsão de chuva hoje e amanhã (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Chegou a hora de tirar casacos e acessórios do armário para enfrentar o frio do inverno 2020, que tem sido bem seco e quente. Com a frente fria que avançou sobre a América Latina vinda do Pacífico, as temperaturas já baixaram e a mínima prevista para Piracicaba é de 8º C na segunda-feira (24), segundo informou o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.

Bainy explica que essa massa de ar polar chegou ontem na região e passa por aqui ainda hoje. “Geralmente a temperatura mínima é depois de dois a três dias após a passagem da frente fria”, comenta.

Entre hoje e segunda-feira, a temperatura mínima média para a cidade é de 9º C. A mínima de hoje é 10º C, com máxima de 12º C. Amanhã, a mínima é de 9º C e máxima de 13º C. No domingo, mínima de 9º C com máxima de 20ºC e, na segunda-feira, mínima de 8º C e máxima de 22ºC.

“Na segunda-feira, a gente vai ter predomínio de sol aqui na região. Então as temperaturas baixam um pouco mais ao longo da noite e sobem um pouco mais ao longo do dia”, comenta o meteorologista.

Bainy lembra que é comum – enquanto a massa de ar polar está sobre a região – ter baixa amplitude térmica (variação entre a temperatura mínima e a máxima) e que ela volta a aumentar quando a frente fria já se deslocou.

“Apesar dessa queda de temperaturas, essa frente fria não deve ser tão intensa quanto a gente experimentou no fim de maio, e também no começo de julho. Aquelas frentes frias provocaram uma queda um pouco maior das temperaturas. A gente não vai ter recorde ou mínima do ano dessa vez”, comenta Bainy. A massa de ar polar se desloca para o leste e provoca acumulado maior de chuva no litoral paulista, mas na região também tem previsão de chuva hoje e amanhã. “É esperado um bom volume de chuvas, especialmente de forma mais contínua. Há possibilidades de pancadas um pouco mais fortes em alguns momentos”.

Andressa Mota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três × 4 =