Os frequentadores do Parque do Mirante estão preocupados com a falta de manutenção do espaço como a falta de limpeza, de policiamento e segurança, iluminação precária e falta de limpeza nos canais que cortam o espaço que, devido a falta de chuva diminuiu seu volume e, assim, criou poças d’água que são criadouros de diversos mosquitos, inclusive o transmissor da dengue.

De acordo com a cantora Zuleide de Oliveira, a prefeitura deveria dar a atenção necessária a situação para que o problema não se agrave. “Eu amo vir aqui no Mirante, mas infelizmente até semana passada nem a fonte funcionava. Só está funcionando hoje (ontem) porque nós criamos um grupo no Facebook e nos solidarizamos para que a administração pública. Deu certo, mas ainda é pouco. Por exemplo, o posto da guarda-civil foi desativado motivo pelo qual nos sentimos ‘desprotegidos’ e com receio de vir aqui à noite”, reclamou.

Segundo Zuleide, Piracicaba sempre foi uma cidade turística e, se a situação permanecer por muito tempo desta forma, turistas deixarão de visitar a cidade. “É preocupante”, desabafou.

Já para o microempreendedor, Antônio Manoel da Silva Junior, o Parque precisa ter uma manutenção constante, principalmente quando se refere aos canais que cortam o espaço público. “Isso é inadmissível. Não podemos ter água parada em um dos pontos turísticos mais procurados por quem visita Piracicaba. Há focos de mosquito da dengue em vários pontos. A chance de alguém sair daqui contaminado é grande. Ficamos chateados já que a prefeitura faz campanha para que nós façamos a nossa parte e eles não fazem absolutamente nada. É revoltante”, afirmou.

Para o comerciante Alexandre Carvalho faz seis meses que a população se mobiliza para que a prefeitura faça alguma melhoria no parque. “Faz muito tempo que não vejo benfeitorias na parte de iluminação. Como teremos segurança sem luz? Os piracicabanos adoram caminhar aqui durante a noite ou no comecinho da manhã e sem a iluminação ou com ela precária, fica difícil de se sentir à vontade aqui. São coisas simples de serem feitas. Qual a dificuldade?”, questionou.

Em nota, a assessoria de imprensa da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), responsável pela manutenção do Parque do Mirante, afirmou que faz a manutenção constante no local.

“Entre as ações está a limpeza, varrição diária, poda de segurança e verificação da saúde das árvores”. Além disso, a pasta informou que há cerca de 10 dias, foi realizada manutenção, com retirada de galhos do caminho, limpeza da fonte e limpeza do canal. “A iluminação também recebe manutenção constante, feita por equipe da Semob (Secretaria de Obras)”.

Ainda, de acordo com a assessoria da Sedema, existem muitos problemas que são resolvidos, mas retornam rapidamente por conta da ação de vândalos “como, por exemplo, pichações, muretas e lixeiras quebradas, entre outros problemas”. “A segurança do local é feita por GCs 24 horas por dia e também é realizado o monitoramento com 17 câmeras monitoradas 24 horas pelos guardas da Cemel”.

Marcelo Uliana
[email protected]

2 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente o Parque do Mirante, hoje, se tornou um local propício para usuários de drogas, bem escondido, onde as pessoas nem mais se arriscam em seus passeios. O Parque do Mirante já foi muito lindo e muito bem frequentado, há muitos anos, mas foi, hoje se tornou um local para encontros e práticas ilícitas, além de causar medo nas pessoas. Quem mais perde com isso são os turistas que acabam dando de cara com um local em ruínas onde se salva apenas a vegetação!

  2. Parque do Mirante? Este lugar está abandonado há anos! Ninguém liga para o parque! Virou “atração sexual” para casais que praticam sexo ao ar livre sem nenhum problema a qualquer hora de dia e a noite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 × 3 =