Fumep prestará serviços à indústria de Piracicaba e região

Serão utilizados a estrutura dos laboratórios para prestar serviços a empresas dos setores industrial. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Com a proposta de se aproximar ainda mais dos centros produtivos e reforçar sua atuação por meio da educação corporativa, o Cepp/Fumep (Centro de Educação Profissional da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) utilizará a estrutura dos laboratórios para prestar serviços a empresas dos setores industrial, de varejo e serviços de Piracicaba e região.

“O processo terá início com o segmento metal-mecânico por meio de consultorias, estudos, projetos, pesquisas técnicas e ensaios tecnológicos, direcionando serviços de excelência a preços mais acessíveis”, disse o diretor-executivo da Fumep, Antônio Carlos Giuliani, apontando vantagens competitivas às empresas que, segundo ele, passarão a contar com o acompanhamento e respaldo de professores, técnicos e alunos com alto nível de experiência e qualificação.

O diretor-executivo relata que os serviços serão oferecidos também nas áreas de abrangência dos cursos de graduação da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) e dos cursos técnicos do colégio Cotip, como Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, de Computação, de Produção, Mecânica e Mecatrônica.

Já o engenheiro Bianco Gallazzi Silva Leite, coordenador do Laboratório de Materiais da EEP, explica que, para atender ao desafio, foi criado um núcleo técnico qualificado e capacitado para o desenvolvimento, por exemplo, de testes destrutivos de materiais metálicos atendendo aos setores automotivo, de implantes ortopédicos, fundições, caldeirarias, laminações, indústria de base, indústria de transformação e prestadores de serviço.

Segundo ele, nesta primeira etapa, a proposta é testar e verificar se os produtos produzidos pela indústria estão em conformidade com normas estabelecidas. “Somos um organismo fiscalizador, semelhante ao Inmetro, e direcionaremos nossos serviços a todas as empresas de produção que trabalham com aço e ferro fundido, para as quais executaremos ensaios de tração, dobramento, ensaios metalógrafos (micro e macrografia) e ensaios de dureza, a exemplo de rockwell, vickers, brinell, entre outros serviços”, destacou.

Para o gerente administrativo do Cepp, Felipe Roger Victor, a iniciativa reforça as ações que a Unidade direciona com vistas à educação corporativa, reforçando seu papel de prestador de serviços tecnológicos a instituições públicas e privadas de Piracicaba e região. “Essa é uma das funções sociais da Instituição que oferece cursos profissionalizantes de curta duração para as empresas e comunidade em geral, e que agora entra na questão de prestação de serviços na parte metalúrgica, e logo temos a ideia de prestar serviços em outras áreas como por exemplo a construção civil”, disse.

Da Redação