Furto de veículos tem queda de 43,6%, segundo a SSP

Ações conjuntas entre PM, PC e GC são realizadas (Claudinho Coradini/JP)

Os índices criminais divulgados pela SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública) apresentaram queda nos cinco primeiros meses do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. O destaque ficou para o furto de veículos que apresentou decréscimo de 43%. Foram 344 ocorrências registradas em 2019, contra 194 neste ano. O furto outros (que envolvem ações criminosas em empresas, residências ou pedestres) também teve queda de 27,3% (1.417 em 2019 e 1.029 em 2020). Nos roubos outros também houve a diminuição de 284 a 249 (-12%). Já nos roubos a veículos teve um pequeno aumento de 1,49% (70 em 2019 e 71 em 2020).

Nos crimes considerados “contra a vida”, como a tentativa de homicídio caiu de 17 para 14 casos (-17,6%). O homicídio teve pequena queda de 11 no ano passado, contra 8 neste ano (-27%).

O delegado Seccional de Piracicaba, Américo Sidnei Rissato disse que de uma forma indireta a pandemia também reflete em nossos índices de criminalidade que está caindo. “Também constatamos que os índices estão caindo mês a mês muito antes desta famigerada pandemia e isso se deve, sem dúvida alguma ao trabalho conjunto do sistema de justiça e segurança Pública composto pelos órgãos de Segurança do qual a Policia Civil faz parte. Da nossa parte, desenvolvemos trabalhos conjuntos com a Polícia Militar e com o Ministério Público, fazemos uma investigação séria e criteriosa em todos os delitos de autoria desconhecida, não importando o tipo de delito, qual seja, se de maior ou menor potencial ofensivo e, nossos indices de esclarecimento de delitos são os mais altos dos ultimos três anos”, afirmou Rissato.

Segundo ele, o tempo de resposta entre o fato criminoso ocorrido e o efetivo esclarecimento, apontando o criminoso e as provas colhidas em juizo e suas respectivas prisões são recordes. Vale dizer: “o crime é esclarecido, o criminoso é descoberto e levado às barras da justiça”.

Cristiani Azanha

[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

nove − 3 =