Comandante do CPI-9, coronel Cerqueira destaca atuação com forças de segurança (Claudinho Coradini/JP)

Piracicaba registrou a queda em 64% nos casos de furtos de veículos de janeiro a agosto de 2020 em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo as estatísticas da SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública). Foram 767 em 2019 e 276 em 2019. Outro destaque fica por conta dos roubos a veículos, que teve decréscimo de um ponto mais do que a metade. Com 201 no ano passado e 98 neste ano (-51,3%). Os roubos outros (que envolvem ações criminosas em empresas, residências ou pedestres) também tiveram diminuição de 49,8% (772 em 2019 e 387 em 2020). Nos furtos outros também registraram diminuição de 2.852 para  1.640 (-42,49%).

Já nos crimes considerados “contra a vida”, como o homicídio caíram, de 17 para 11 casos (-35%). A tentativa de homicídio também teve queda de 25 no ano passado, contra 20 neste ano (-20%).

O comandante do CPI-9, o coronel da Polícia Militar Willians de Cerqueira Leite Martins explicou que a Polícia Militar utiliza a metodologia de plano de policiamento inteligente e diagnóstico evolutivo, ou seja, usa recursos da corporação como análises e sistemas da instituição para a destinação de policiais para locais com maiores índices de criminalidade.

“Destaco a integração das Polícias Militar, Civil e Federal, Guarda Civil e demais forças de segurança que atuam de maneira integrada que, juntas, conseguem bons índices criminais”, afirmou. Cerqueira enfatizou que a participação da comunidade também foi importante para a queda dos indicadores, pois as pessoas estão usando os telefones de emergência 190 da Polícia Militar e 181 para disque denúncia.

GESTÃO

“O diferencial está na região do CPI-9, que atua em 52 municípios e está de acordo com os certames de gestão de qualidade do Ipeg (Instituto Paulista de Excelência de Gestão), que avalia as melhores instituições em gestão do Estado de São Paulo. O CPI-9 conquistou grau ouro e em 2020 tentaremos repetir o resultado”, disse o coronel, que cita que essas ações refletem no melhor atendimento à comunidade.

Segundo ele, a PM da região de Piracicaba atuou no quesito “novos avanços”, que conta com 500 pontos em vários segmentos relacionados desde a destinação de equipes nas ruas, como atuações administrativas. Para 2020, participarão no “avanços para excelência”.

Cristiani Azanha

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois × quatro =