Furtos outros têm aumento de 44% no 1º semestre de 2021

Foram 1.215 deste ano em relação a 1.755, em 2020 (Claudinho Coradini/JP)

Furtos tiveram aumento de 44% no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 1.215 deste ano em relação a 1.755, em 2020, segundo as estatísticas da SSP (Secretaria de Segurança Pública. O diretor do Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciário), delegado Kléber Antonio Torquato Altale explicou que nessa modalidade está incluída pequenas ações criminosas como furtos de documentos, celular entre outros.

“Atualmente, é possível registrar os boletins de ocorrência nesse tipo de furto, nas Delegacias Eletrônicas, que podem ser feitos a partir de qualquer computador com internet. Essa facilidade tem aumentado os números dos registros e isso é muito bom, pois tem diminuído as subnotificações e ajudado a polícia que tem acesso a números mais reais”, disse Altale.

O comandante do 10º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), tenente-coronel Alexandre Luiz Bergamasco Pedro relatou que observa-se um aumento no registro de furtos de celulares, primeiro para evitar dissabores futuros por uso inadequado da linha telefônica e também para justificar o acionamento de seguro destes equipamentos. (algumas vezes o extravio ou a perda do celular é registrado como furto para fins de justificar o seguro. “Dentre os furtos, percebemos também o aumento naqueles relacionados a furto de cobre, ferro e outros metais ferrosos. O grande atrativo para o criminoso é a facilidade de acesso, principalmente os que estão instalados em locais públicos e o preço de mercado”, relatou.

OUTROS CRIMES
No mesmo período, homicídio teve aumento de cerca de 10% (9 em 2020 e 15 em 2021). Nas demais modalidades registraram queda. Roubos de veículos caíram de 79 para 57 (-27%), furto de veículos de 228 para 218 (-4%) e roubos outros de 300 para 258 (-14%).

LEIA MAIS

Cristiani Azanha
crisazanha
@alexandrerolimjpjornal-com-br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

1 + doze =