Garapa está com programação especial neste mês de agosto

Foto: Paulo Zubi

Espaço terá atrações de teatro, música, cinema e poesia, a partir de hoje (5)

Para celebrar o mês de aniversário da cidade de Piracicaba, o Garapa Território do Andaime está com programação especial para todos os piracicabanos, que envolve teatro, cinema, música e poesia. As atividades têm início nesta sexta-feira (5) e fazem parte do projeto “Garapa 10”, contemplado com o Edital ProAC de Manutenção de Espaços Culturais e com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Hoje (5), às 20h, a programação abre com o espetáculo “Cordel do Mistério de Caiatu”, da Tragatralha Cia de Teatro. A montagem foi concebida a partir de estudos sobre a literatura de cordel e o canto dos repentistas, que está espalhado pelo Brasil em ricas e variadas formas, seguindo o trabalho contínuo na pesquisa da Cultura Popular, realizado pelo grupo.

A criação da cenografia, figurinos e maquiagem, foi inspirada na arte da xilogravura – forma popular e típica de ilustrar as capas dos folhetos de Cordel.

A Banda Caipora e os Panfletos em Pira apresenta o show de lançamento do disco “Perna de Marfim” neste domingo (7), às 18h. O grupo interestadual foi criado em 2013 e, em 2020, se reuniu para a realização do disco, que reúne seis composições de Leo Caipora, sendo duas em harmonia composta em conjunto com Davi Bizuti e os arranjos compostos coletivamente por eles e Murilo Camargo, Daniel Zivko e André Pousa.

As músicas contêm instrumentações únicas em formação tradicional do Rock, que utilizam instrumentos como sanfona, saxofone, trompete, órgão hammond, didgeridoo, percuterias, dentre outros artifícios que se encaixaram no experimentalismo proposto pela banda. As influências são tanto da música brasileira, de artistas como Novos Baianos, Os Mutantes, Lobão, Lenine, Cássia Eller, Cazuza e de grupos de rock progressivo e psicodélicos internacionais como The Doors e Pink Floyd.

A sequência da programação acontece no dia 13, às 18h, com o tradicional Sarau do Garapa – um momento de expressão livre. Já no dia 15, às 20h, o Cine Garapa exibe o filme nacional “Medida Provisória”.

Para encerrar o especial de aniversário no mês, no dia 21 de agosto, às 19h, terá o lançamento do vídeo documentário “Marcela Costa – vida e viola”, dirigido por Thiago Altafini. Em seguida, haverá música ao vivo com o violeiro Domingos de Salvi, também idealizador e roteirista do documentário.

Fernanda Rizzi
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dois − um =