Gastronomia colorida, leve, saudável e de muitos sabores

Principal característica é a utilização de produtos naturais, alinhado a sabores e aromas inigualáveis. (Foto: Divulgação)

A gastronomia mediterrânea é mundialmente conhecida por suas delícias saudáveis, a cozinha de países banhados pelo mar Mediterrâneo (compreende a costa da Europa, da Ásia e da África) e que é baseada em alimentos mais leves e naturais. E alguns ingredientes ajudam a vislumbrar do que se trata: alimentos frescos, legumes, ervas, vinhos e frutos do mar.

Culinária Mediterrânea é equilibrada, repleta de cores e com menos caloria, bastante popular entre as pessoas que buscam manter uma alimentação saudável, viver bem e manter o corpo em dia, geralmente quem faz dieta conhece bem essa culinária, pois essa cozinha se baseia em alimentos naturais e bem leves.

É conhecida por abdicar dos produtos industrializados, optando sempre por produtos naturais, orgânicos e frescos de cada estação do ano, tais como os peixes, oleaginosas, legumes, grão de bico e lentilha.

Possui muitos benefícios, entre eles, faz bem ao coração: pesquisas feitas pela Universidade de Barcelona comprovaram que uma rotina seguida por alimentação mediterrânea poderia evitar cerca de 30% dos ataques cardíacos, derrames e doenças cardiovasculares, isso por se utilizar alimentos saudáveis.

Além disso, previne doenças cardíacas, mas também diminui os riscos de adquirir outros tipos de doença. Por se tratar do uso mínimo de gorduras ruins, dando preferência ao uso de azeite extra-virgem, também se aproveitando de alimentos sem agrotóxicos, o que reduz as chances de ter câncer, por exemplo.

A comida do Mediterrâneo, como já mencionado, ajuda no emagrecimento. São encontradas as fibras alimentares na culinária mediterrânea, o que garante que a pessoa se sinta saciada de forma mais duradoura, assim, impede que as pessoas fiquem com fome e que detonem a geladeira para fazer aquele lanchinho no meio da tarde ou no meio da noite, estar saciada com as fibras faz com que a pessoa emagreça naturalmente.

E, por fi m, melhora a saúde da pele. Os alimentos são bastante ricos em agentes antioxidantes, encontrados na cozinha mediterrânea, diminui as ações radicais livres, o que previne o envelhecimento precoce e reduz o aparecimento de rugas, acne e outras marcas de expressão que afetam a pele das pessoas.

Arroz com frutos do mar

Ingredientes

300 gr de lula em anéis

300 gr de camarão limpo(s)

300 gr de pescada branca em cubos médios

2 tabletes de caldo de legumes

1 colher (chá) de azeite de oliva

1 unidade de alho-poró picado

1 talo de salsão picado

1 xícara (chá) de arroz

2 xícaras (chá) de água fervente

1 lata de molho de tomate

Modo de preparo

Em uma tigela, junte a lula, o camarão e o peixe. Esfarele 1 cubo de caldo de legumes sobre os frutos do mar e misture. Reserve. Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio e refogue o alho-poró e o salsão por 3 minutos. Acrescente o arroz e os frutos do mar reservados e refogue por mais 3 minutos. Esfarele o outro cubo de caldo de legumes, misture e cubra com a água. Tampe a panela e cozinhe por 10 minutos. Acrescente o molho de tomate, tampe a panela novamente, abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos ou até secar e o arroz ficar macio.

Erick Tedesco
[email protected]

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

catorze − seis =