Gastronomia europeia

As gastronomias da Espanha, França e Inglaterra (Reino Unido), países que têm uma vitória em Copas do Mundo, são tratadas nesta matéria que encerra hoje a série especial de reportagens Sabores da Copa, sobre as características culinárias das nações que mais venceram a maior competição futebolística que existe. Os espanhóis se destacam pelos diferentes tipos de guisados e pelo uso contínuo de frutos do mar em suas preparações. A culinária francesa caracteriza-se pela variedade de queijos, vinhos e doces, com temperos que ficam em “segundo plano”. Por fim, nos pratos ingleses são as carnes que chamam a atenção.
Parte da cozinha mediterrânea, dentre os ingredientes mais utilizados na cozinha espanhola destacam-se o azeite de oliva, o açafrão espanhol, carne, feijão, chouriços (linguiça curada) e vegetais (batatas, pimentões, aspargos), sendo que os vinhos e os queijos tradicionalmente integram as refeições. Típica da Espanha, a paella consta, atualmente, no menu do restaurante Porto da Praia, situado na Rua do Porto. O estabelecimento promove, inclusive, até 7 de julho, um evento gastronômico denominado Copa do Mundo dos Sabores, que oferece, a cada dia da semana, pratos típicos dos países Peru (ceviche), Japão (tepan de salmão com legumes), Alemanha (salsichão com mostarda), Portugal (bolinho de bacalhau), Inglaterra (Fish’n Chips) e Rússia (maionese russa).
É aos sábados, das 11h às 15h, que o chefe de cozinha João Ricci, responsável pelas preparações, faz a paella marinera ao ar livre, enquanto as pessoas transitam pela Rua do Porto. Os ingredientes utilizados no preparo são ovo, lula, mariscos sem casca, vôngole (molusco bivalve marinho), camarão-de-sete-barbas pequeno e o camarão pitu médio, temperados com açafrão espanhol, lemon pepper, vinho branco seco e pimenta. “Depois, colocamos arroz, legumes (vagem, cenoura e ervilha). O arroz parboilizado, dentro da panela, cozinha junto com os frutos do mar, o que dá o sabor ao prato. Por cima, inserimos mariscos em meia casca”, explicou.
Ainda dentro da gastronomia espanhola existem as paellas de la huerta (com carnes de caça), e valenciana (frutos do mar e carnes de caça). Os pratos mais tradicionais são Zarangollo (salada), Arroz à Cubana (arroz, ovos e molho do tomate), Chicharrón (‘torresmo‘), Gachas (farinha, azeite, água, alho e sal), Fideuà (peixes de carne branca e crustáceos) e Pringá (carne assada, de boi ou de porco, salsichas como chouriço e morcilha).