Gatos do cemitério têm ração garantida por 12 meses

Serão 7.300 quilos de ração até abril de 2021 (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Após polêmica causada em janeiro pela falta de fornecimento de ração aos gatos do Cemitério da Saudade, fazendo com que cuidadores pedissem o apoio da população para a doação de alimentos, a Prefeitura de Piracicaba garantiu o fornecimento de ração para os gatos do Cemitério da Saudade por mais um ano. O pregão eletrônico para a escolha da empresa que será a responsável pela entrega do produto (ao longo de 12 meses) já foi encerrado. O contrato firmado entre a Administração e ganhadora da licitação tem o valor de R$ 50.735,00.

Pelos próximos 12 meses, a empresa vencedora da licitação Nº 624/2019 vai fornecer 365 sacos (20 quilos cada unidade) de ração para os gatos, totalizando 7.300 quilos de alimento para os felinos que habitam o Cemitério da Saudade.

“A garantia do fornecimento dessa ração foi um compromisso assumido, pelo prefeito Barjas Negri, junto aos protetores independentes e entidades do município que atuam em defesa dos gatos. A Prefeitura vai adquirir ração suficiente para manter a saúde e a boa nutrição desses gatos”, disse José Otávio Menten, secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente.

A administração pública fornece ração para os gatos do Cemitério da Saudade desde o final de 2014. E desde fevereiro deste ano, a Prefeitura assumiu o trato dos animais, que além da alimentação também inclui o serviço de castração – procedimento que é realizado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

Um levantamento realizado em conjunto pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) apontou que cerca de 450 gatos moram no Cemitério da Saudade.