Geração dos millennials responde por 43% dos candidatos a concursos públicos no Brasil

De acordo com estudo o interesse dessa geração por concursos aumenta a cada ano

A geração dos millennials (ou geração Y) corresponde a quase metade dos candidatos a concursos públicos no Brasil. Segundo recente pesquisa realizada pelo Gran Cursos Online, os certames para a administração possuem 43% dos inscritos com pessoas entre 25 e 34 anos.

De acordo com o mapeamento, que apurou a faixa etária dos concurseiros durante o ano de 2019, 21% dos candidatos a cargos públicos estão na faixa entre 35 e 44 anos. Já os inscritos com idades entre 18 e 24 anos correspondem a 17% .




Pelo estudo, o interesse nos concursos públicos continua alto, com aumento significativo no número de inscritos a cada ano. Existem diversos grupos etários, e a porcentagem varia bastante conforme a idade vai avançando. Os principais atrativos para os candidatos são: estabilidade no emprego, crescimento conforme tempo de carreira, diversos benefícios e salários acima da média.

Em 2020, muitos concursos públicos já estão previstos, em diversas esferas, nas áreas municipal, estadual e federal. Somente o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tem cerca de 234 mil oportunidades. As chances serão temporárias para o censo demográfico.