‘Gratidão’ é tema de nova exposição artística no Ilumina

Os pacientes que entram na recepção do Hospital Ilumina se deparam agora com um piano de calda e um músico voluntário a tocá-lo diariamente. Ao andarem pelos corredores até as salas de atendimento e exames, vislumbram quadros de belezas únicas expostos na galeria de arte da instituição. São dois projetos distintos, respectivamente o “Concertos que Salvam” e “TransformArte”, mas com objetivos semelhantes: proporcionar uma experiência de vida para aqueles que enfrentam o câncer.

Projeto “Concertos que Salvam” leva música para acolher os pacientes | Foto: Amanda Vieira/JP


Após um ano de instalação do Hospital, que se completou em julho, a exposição foi atualizada. Do tema “transformação” – pelas conquistas do projeto, para “gratidão”. A exposição, de Roberto Vilela, estava no Palácio do Governo do Estado de São Paulo e tem curadoria da artista Ana Guerra e obras de Sérgio Saraiva, Adalgisa e Érico Heller.


“Gratidão por um ano de implantação, por termos sobrevivido à pandemia. […] Essa coleção nova transmite toda a capacidade de crescimento e superação dentro de uma dificuldade. Mostra toda a forma do nordestino, da superação dentro de ambientes áridos”, comenta a idealizadora e presidente do Conselho Administrativo do Hospital, Adriana Brasil.


Exposição tem curadoria da artista Ana Guerra e obras de Sérgio Saraiva, Adalgija e Érico Heller | Foto: Amanda Vieira/JP


O Hospital Ilumina é uma entidade sem fins lucrativos que atende de forma gratuita, a população do DRS-10 (Departamento Regional de Saúde de Piracicaba), com foco no diagnóstico precoce e prevenção do câncer. De acordo com a entidade, o Hospital e a Carreta Ilumina têm capacidade de realizar 20 mil mamografias por ano.

LEIA MAIS:


A Carreta Ilumina há um mês retomou os atendimentos no varejão Parque Primeiro de Maio. Para fazer os exames para diagnósticos de câncer de pele, mama, boca e intestino, basta agendar pelo telefone (19) 98369-0944 e comparecer no dia e horário agendado com CPF, RG e cartão branco do posto de saúde.

MÚSICA
Ao ganhar o piano de calda instalado na recepção, o projeto Concertos que Salvam nasceu para proporcionar acolhimento aos pacientes por meio da arte. Para ser voluntário, os artistas podem contatar pelo telefone (19) 98219-3596. “A gente tem uma escola de plantão de pianistas voluntários para que tragam para o paciente essa oportunidade de vivenciar a arte e a música dentro de um ambiente de saúde.

DOAR
Além de recursos públicos, o Hospital conta com doações por meio do site www.associacaoilumina.org.br.

Andressa Mota

[email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 − 7 =