Guarda Civil atende mais de 72 ocorrências por dia

Prefeitura de Piracicaba adquiriu 3 novos veículos para a GC. (Divulgação/GC)

A Guarda Civil atendeu em média 72,2 ocorrências por dia, segundo levantamento realizado pela corporação no primeiro semestre de 2019, que totalizaram 13 mil chamados. No período foram efetuadas 230 prisões em flagrante delito e 13 prisões em flagrante de descumprimento de medida protetiva. As equipes ainda localizaram 83 veículos furtados/roubados e capturaram 70 foragidos da Justiça.

Recentemente, a Prefeitura Prefeitura de Piracicaba adquiriu três novos veículos para composição da frota da Guarda Civil. Com um investimento de aproximadamente R$ 147 mil, os carros que são do modelo Ônix Chevrolet, serão destinados ao Pelotão Escolar da Guarda, que realiza o policiamento preventivo comunitário da rede de ensino (alunos, pais, professores, diretores e funcionários), além da proteção ao patrimônio público.

“Os novos veículos já estão reforçando o patrulhamento na cidade, que é distribuído por meio das nossas Inspetorias, que ficam nas regiões Paulicéia, Santa Teresinha, Noiva da Colina, Área Central, bem como na área rural, cujo trabalho é reforçado por meio da integração com a Polícia Militar”, disse o subcomandante da GC Ronaldo Milani.

INVESTIMENTOS

Em abril, a Prefeitura já havia anunciado a compra de outros dois veículos SW4 da marca Toyota, destinados às equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), responsáveis pelo patrulhamento e policiamento preventivo, além de ações de fiscalização junto à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran). As duas viaturas já estão em atividade. Cada viatura, adesivada nas cores da GC, azul e branco, é composta por 3 guardas e conta com radar e GPS. Na ocasião também foi anunciada a compra de outros três veículos do modelo Spin Chevrolet, destinados às Inspetorias, localizadas nos bairros Paulicéia e Santa Teresinha, respectivamente, e para o Canil da Guarda Civil, que realiza policiamento preventivo em praças, áreas de lazer, eventos, apoio às demais viaturas e ações específicas com auxílio do cão.

Esse processo de renovação da frota da Guarda Civil, como destaca a comandante Lucineide Maciel, tem por objetivo, além de manter veículos mais eficientes para o atendimento à população, reduzir gastos com a manutenção da frota. “Os novos veículos padronizados e adaptados também promovem melhores condições de trabalho ao guarda-civil”, acrescentou Lucineide.

Cristiani Azanha

[email protected]