Há um mês, escolas municipais têm recebido 80% dos alunos

Foto: Alessandro Maschio/JP

Unidades estão seguindo protocolos sanitários contra coronavírus, de acordo como Plano São Paulo

A Secretaria Municipal de Educação completou, nesta semana, um mês de retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino com a frequência de 81% dos alunos em sistema de rodízio e distanciamento. De acordo com a pasta, 29.396 alunos dos 36.154 atendidos pela prefeitura estão frequentando as salas de aula. A secretaria informou que todas as escolas estão seguindo os protocolos sanitários contra o coronavírus, de acordo com o Plano São Paulo, com a capacidade diária de 50% das crianças que os pais optaram pelo retorno.

Para o secretário Gabriel Ferrato, três pontos são fundamentais na retomada: a confiança dos pais nas escolas e nos protocolos, que englobam o uso de máscara, distanciamento, álcool em gel e higienização constante das mãos, aferição da temperatura e tapetes sanitizantes; a volta entusiasmada dos profissionais da educação e a alegria das crianças em reencontrarem seus professores e amigos.

O secretário evidencia que o grande desafio dessa retomada para a rede municipal no ensino fundamental é a alfabetização dos estudantes e todos têm atuado em conjunto para acolher os alunos. “Se a alfabetização fica comprometida, isso reflete no restante do ensino, porque é a base da vida escolar das crianças. Então esse é o grande desafio que está colocado para a rede e nossos profissionais estão dando uma boa resposta”, afirma Ferrato.

Para cumprir os protocolos, o rodízio dos alunos é feito para atender às necessidades dos estudantes depois de quase um ano e meio longe da sala de aula. O ensino fundamental (5º ao 9º ano) recebe, na segunda e terça-feira, os estudantes que têm mais facilidade em compreender o conteúdo e acompanhar as aulas remotamente. Já na quarta, quinta e sexta-feira é a vez daqueles que não conseguem acompanhar o ensino remoto e precisam de reforço para fixar o conteúdo.

Na pré-escola Jardim I e Jardim II, o critério para o rodízio é a vulnerabilidade dos estudantes e essa análise fica a critério de cada escola. Por fim, na creche, que compreende berçário I e II e maternal I e II, não há rodízio. Essa etapa iniciou a retomada com 35% da capacidade e avançou na última segunda-feira, 30/08, para 50%.

“A gente retomou o ensino presencial nesse semestre, mas já estava desde o 1º semestre trazendo as crianças para a escola. E o que a gente percebe? Em relação ao ano passado, ao primeiro semestre e agora – que o retorno está com mais dias, mais crianças na escola – é que eles avançam na escrita, na matemática”, avalia a diretora de escola Juliana Morato Rosada Possignolo.

Sendo a escola, além da família, um dos principais pontos de referência para a socialização das crianças, a retomada das aulas presenciais também contribui para esse fim, que é fundamental no desenvolvimento delas. A diretora de escola Giovana Dezorzi Oliveira de Souza, conta que vê na alegria das crianças a importância da retomada.

“A gente desenvolve, na educação infantil, habilidades importantíssimas. A criança precisa, primeiro, conhecer o seu corpo, ela aprende brincando, por exemplo, qual é o lado direito e esquerdo. E nesse período a criança já tem contato constantemente com a leitura e com a escrita. Os maiores ajudam as professoras a escrever bilhetes. E o contato com histórias eles têm desde o berçário. Eles vão desenvolver o encantamento pelas histórias e isso vai facilitar o futuro leitor”, avalia Giovana.

Beto Silva
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