Herbas é o carro-chefe dos hambúrgueres da casa

Uma hamburgueria com elementos do universo fantástico de filmes e literaturas como Harry Potter e Senhor dos Anéis, onde decoração, cardápio e atendimento, absolutamente tudo, remete a objetos, comidas e bebidas que jamais encontraria em um estabelecimento convencional. Esta é a proposta do Vassoura Quebrada, em São Paulo (rua Desembargador do Vale, 836, Perdizes), desde 2018 um ponto de encontro de bruxos e superacolhedor para todos os tipos de público.

A ideia foi do Alexandre Silva, em 2016, que então chamou o Otávio Júnior e a Viviane Boscaro para abrir um estabelecimento temático em São Paulo. “E como nós três crescemos assistindo Harry Potter, Senhor dos Anéis e outros títulos deste universo fantástico, buscamos no tema magia e bruxaria o que conseguiria adaptar para o nosso conhecimento deste mundo”, conta Otávio. Os três são os sócios-proprietários do Vassoura Quebrada.

Mas Otávio deixa claro, não se trata de uma hamburgueria temática de Harry Potter. “Somos uma hamburgueria temática de magia e bruxaria e utilizamos de elementos, como brincamos, do universo bruxo-brasileiro”.


Além da boa comida e bebida, a decoração temática encanta a clientela

Toda a decoração foi pensada para convergir neste mundo. O maior cuidado do Vassoura Quebrada é ter a quebra de imersão dos clientes. “Desde o princípio, não queríamos ser apenas um local ‘bonitinho’ ou ‘diferente’, onde o cliente senta e come. A ideia é a quebra da realidade, mesmo”. Isso acontece tanto nos elementos decorativos do estabelecimento como no cardápio, como ele destaca. “Casamos cardápio, decoração e atendimento, principalmente o atendimento, para ter essa ruptura de realidade do cliente, de modo que ele entre no Vassoura e imediatamente tenha uma imersão completa”.

Para chamar o garçom, por exemplo, é preciso levantar uma varinha que já está na mesa. “É uma regrinha inclusive escrita no cardápio, tem que erguer a varinha pra receber o atendimento”, ressalta Otávio.

Drinks, no Vassoura Quebrada, são poções, alguns finalizados na mesa, à frente do cliente. “Ele faz o ritual junto ao garçom, de modo que ele prepare a própria poção”. O lúdico também foi levado aos hambúrgueres da casa. “O chef, Rafael Povea, criou um pão à base de abóbora. É um elemento bruxo, que aparece em várias histórias de magia, e tínhamos o desejo de incluir no cardápio em forma de comida”.


Metaformo está entre os drinques mais pedidos

A famosa cerveja amanteigada, que aparece na franquia Harry Potter, ganha uma versão abrasileirada no Vassoura Quebrada: cerveja espumosa. “Nossa versão, que os garçons chamam de cerveja oficial do universo bruxo-brasileiro. Na Inglaterra eles tomam cerveja amanteigada e, no Brasil, tomam a cerveja espumosa”. E pode ser pedida em duas versões: com ou sem álcool. “As duas bebidas são basicamente um mik-shake e a alcoólica leva licor de cacau”.

No geral, as bebidas dialogam com o preparo e até com o ritual que os garçons fazem com os clientes. O Vassoura também faz o Crush Blush. “A nossa poção do amor. Vem num vidrinho de coração e tem também o preparo na mesa, com a brincadeira de trazer o amor da vida tomando a poção”. Outra bastante requisitada no estabelecimento é a Metaformo, uma poção com gelo seco. “A brincadeira é que ela muda de cor quando preparada na mesa. Se mudar de cor, é porque o desejo do cliente será realizado, uma poção de transformação”.

O carro-chefe dos hamburgueres é o Herbas. É o que vem mais salada. “A ideia é usar palavras e nomes do latim para criar os hamburgueres como se fossem os feitiços utilizados pelos bruxos na cozinha”, conta Otávio.


A cerveja espumosa, exclusividade do Vassoura Quebrada

Incluir o lúdico nas horas formais de trabalho, comenta Otávio, é benéfica. “É como uma quebra de realidade para todos os que estão aqui, principalmente aos clientes. Até o norte do Vassoura Quebrada, quando estávamos projetando o local, era criar um lugar que gostaríamos de ir, mas ainda não existia. Um local onde pudéssemos andar com vestes de bruxo, com varinha na mão. Muitos dos nossos clientes inclusive vêm assim de casa”.

Erick Tedesco

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