Harmonização com vinhos tinto, branco e rosé na ceia de Natal

Vinho é ideal para marcar grandes momentos | Foto: Divulgação

Em clima de Natal, a Fabenne, startup de vinhos Fabenne, se uniu ao chef Fernando Bonciani para desenvolver receitas especiais com seus vinhos: tinto (Cabernet Sauvignon), branco (Moscato) e rose (Malvasia e Cabernet Sauvignon).

Bonciani é conhecido por desenvolver pratos brasileiros e por fazer parte da equipe dos bares Pirajá. Ele elencou seis pratos que levam a bebida, seja como ingrediente ou como acompanhamento e que atendem todos os gostos neste Natal. Confira a seguir pratos e harmonizações com vinhos Fabenne:

Chester recheado de farofa: acompanhado de farofa feita de farinha de mandioca, bacon, uva passa, damasco, milho e cenoura ralada, além de batatas, o chester, comida destaque de muitas mesas no Natal, fica ainda melhor marinado com Fabenne Moscato.

Carne assada: marinada no vinho Fabenne Carbenet, a fraldinha, carne escolhida para a receita pode ser acompanhada com purê de batata de creme de leite fresco e uma taça de vinho Carbenet da marca.

Lombo de porco recheado com fricassé de cogumelos: desossado, o lombo deve ser marinado com vinho Fabenne Moscato e acompanhado de fricassé de cogumelos (paris, shimeji e shitake refogados na manteiga, alho, cebola e salsinha). Uma sugestão é vir servido com fettuccini ao molho branco e uma taça de Fabenne Moscato.

Pescada ao Molho de Bobó e Batatas no Acafrão: para amantes de pratos tropicais, o prato é um convite para uma criação tipicamente brasileira nesse Natal. Entre os ingredientes estão poças de pescada, mandioca, pimentão e além de uma taça de Fabenne Rosé para acompanhar.

Bavette ao Ragu de Bovino: marinado em Fabenne Cabernet, a macarronada vem acompanhada de pedaços de acém em cubos, cenoura, salsão, manjericão e uma taça de vinho tinto Fabenne.

Risoto Al Funghi Secchi: uma combinação de risoto, funghi, grana padano e Fabenne Moscato. Para dar um toque especial à ceia de Natal, a receita ainda leva arroz, salsão, cenoura e pode vir acompanhada de uma taça do vinho Moscato.

Antes da ceia

Na hora das entradinhas, como petiscos ou bruschettas, uma bebida com leveza e frescor é a melhor opção. A melhor pedida é sempre um espumante, mas também pode servir um rosé. Qualquer um deles pode ser uma excelente pedida para o começo da noite, enquanto todos estão chegando.

Arroz de Natal

O arroz natalino é rico em sabores, geralmente com marcante toque agridoce. Os principais ingredientes que compõem esse prato são as frutas secas, como damascos, tâmaras e uvas-passas, além das oleaginosas, onde amêndoas, castanhas e nozes.

A melhor opção para este prato são vinhos com delicada concentração de açúcar, acidez moderada e presença frutada. Vinhos do sul da Itália, originados de uma região caracterizada por conseguir uvas plenamente maduras e com grande influência do sol mediterrâneo, são certeiros.

Erick Tedesco

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

um + 9 =