Hemonúcleo incentiva que população doe sangue antes de se vacinar

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com o início da campanha de vacinação contra a covid-19 no país, o Hemocentro Unicamp, do qual o Hemonúcleo Piracicaba faz parte, lembra da necessidade de que a população reforce as doações antes de se vacinar, pois – dependendo do imunizante – a pessoa precisa esperar de 48 horas a 1 mês depois de vacinar-se para fazer a doação.

O hemonúcleo fica na rua Silva Jardim, 1700 – antigo prédio do “Saúde Inteligente”, dentro do complexo da Santa Casa. Para doar, basta fazer o agendamento pelo site agendamento.hemocentro.unicamp.br.


De acordo com comunicado do Hemocentro, ao se vacinar com a CoronaVac, pelo imunizante usar o vírus inativo, a pessoa precisa ficar sem doar sangue por 48 horas. Já quem tomar a vacina da AstraZênica, que usa o vírus vivo atenuado, precisa esperar 1 mês para fazer a doação.

A assistente social do Hemonúcleo Piracicaba Luciana Sacheto Bueno lembra que a pandemia impactou os estoques de sangue por diminuir as doações seja pela pessoa ter receio de sair de casa e ir até o hemonúcleo ou por ter tido a covid-19 ou apresentado os sintomas e ter que esperar 30 dias antes de doar.

LEIA MAIS:


Também assistente social do Hemonúcleo Piracicaba, Kelly Borges lembra ainda que o período do começo do ano, após as férias e festas de fim de ano, já é marcado por queda nas doações.
Por isso, ambas reforçam a importância de doar sangue e, em especial, antes de tomar a vacina para garantir os estoques.

“São vários fatores ao mesmo tempo que não contribuem para a doação de sangue, por isso que é muito importante que as pessoas compareçam para doação, que elas pensem sobre essa importância e necessidade urgente que nós temos”, enfatiza Kelly.


“Ao realizar uma doação de sangue, você está ajudando a pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão, por diversos fatores. Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é, principalmente, um ato que salva vidas’, explica Luciana.

Andressa Mota

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

onze + 17 =