Hemonúcleo incentiva que população doe sangue antes de se vacinar

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com o início da campanha de vacinação contra a covid-19 no país, o Hemocentro Unicamp, do qual o Hemonúcleo Piracicaba faz parte, lembra da necessidade de que a população reforce as doações antes de se vacinar, pois – dependendo do imunizante – a pessoa precisa esperar de 48 horas a 1 mês depois de vacinar-se para fazer a doação.

O hemonúcleo fica na rua Silva Jardim, 1700 – antigo prédio do “Saúde Inteligente”, dentro do complexo da Santa Casa. Para doar, basta fazer o agendamento pelo site agendamento.hemocentro.unicamp.br.


De acordo com comunicado do Hemocentro, ao se vacinar com a CoronaVac, pelo imunizante usar o vírus inativo, a pessoa precisa ficar sem doar sangue por 48 horas. Já quem tomar a vacina da AstraZênica, que usa o vírus vivo atenuado, precisa esperar 1 mês para fazer a doação.

A assistente social do Hemonúcleo Piracicaba Luciana Sacheto Bueno lembra que a pandemia impactou os estoques de sangue por diminuir as doações seja pela pessoa ter receio de sair de casa e ir até o hemonúcleo ou por ter tido a covid-19 ou apresentado os sintomas e ter que esperar 30 dias antes de doar.

LEIA MAIS:


Também assistente social do Hemonúcleo Piracicaba, Kelly Borges lembra ainda que o período do começo do ano, após as férias e festas de fim de ano, já é marcado por queda nas doações.
Por isso, ambas reforçam a importância de doar sangue e, em especial, antes de tomar a vacina para garantir os estoques.

“São vários fatores ao mesmo tempo que não contribuem para a doação de sangue, por isso que é muito importante que as pessoas compareçam para doação, que elas pensem sobre essa importância e necessidade urgente que nós temos”, enfatiza Kelly.


“Ao realizar uma doação de sangue, você está ajudando a pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão, por diversos fatores. Doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é, principalmente, um ato que salva vidas’, explica Luciana.

Andressa Mota

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quinze − 1 =