Devido à pandemia, estoques de sangue caíram drasticamente | Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Neste sábado (24), o Hemonúcleo Piracicaba vai estar aberto das 7h30 às 12h para que a população doe sangue. Para evitar aglomerações, o recomendado é que as pessoas interessadas realizem agendamento pelo site agendamento.hemocentro.unicamp.br. O hemonúcleo fica na rua Silva Jardim, 1700 – antigo prédio do “Saúde Inteligente”, dentro do complexo da Santa Casa.


O atendimento de demanda espontânea, ou seja, sem agendamento prévio, será feito conforme limite de doações e de doadores agendados que não comparecerem, segundo informou a assistente social do homonúcleo, Kelly Borges.


Para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 69 anos e pesar mais de 50 Kg. Adolescentes de 16 e 17 anos precisam estar acompanhados do responsável. Maiores de 60 anos não podem realizar a primeira doação.

Na hora da doação, a pessoa não deve estar em jejum, mas deve ter evitado alimentos gordurosos. Pela pandemia, quem teve sintomas gripais nos últimos 14 dias não deve comparecer ao hemocentro. Para fazer o cadastro na doação, é preciso levar um documento de identidade com foto, como RG ou CNH, e informar o endereço residencial completo, inclusive o CEP.


No sábado 28 de novembro, das 7h30 às 12h, o hemonúcleo também estará aberto. As doações podem ser feitas durante a semana de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h, com agendamento até às 16h do dia anterior no site já citado.

Com a pandemia houve brusca queda nas doações. “É imprescindível que a população reflita sobre essa necessidade constante que temos e continue a doar para que tenhamos condições de reverter este quadro”, afirma Kelly.

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro × três =