Hemonúcleo Piracicaba vai passar por reforma e modernização

0
150 views
A reforma, conforme destaca a Unicamp, “atualizará e modernizará” o prédio (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Hemonúcleo de Piracicaba passará por reformas estruturais e, durante um ano, atenderá a população, a partir do dia 18 deste mês, no antigo prédio do Saúde Inteligente (anexo ao complexo da Santa casa), localizado na rua Silva Jardim, 1700. No entanto, haverá interrupção no atendimento de segunda (11) a sexta-feira (15), para a organização da mudança. Neste período, o abastecimento de sangue será realizado pelo Hemocentro Unicamp, de Campinas.

A reforma do Hemonúcleo já era prevista desde 2017, como destaca o médico Fabrício Bíscaro Pereira, coordenador da Divisão Hemoterapia do Hemocentro Unicamp, responsável pela gestão do hemocentro em Piracicaba.

“Frente a dificuldade em obter esses recursos localmente, o Hemocentro da Unicamp vem negociando desde 2017 e obteve a liberação de aproximadamente R$1 milhão junto ao governo federal, por meio de parcerias e convênios da Coordenação Geral do Sangue para atender essa demanda e melhorar o atendimento aos doadores da região de Piracicaba”, revelou Pereira.

O recurso, segundo o coordenador, já está liberado desde meados do ano passado, no entanto, como a reforma pode durar até 12 meses, foi necessário negociar localmente um local para atender à população durante essa reforma. “Sua infraestrutura já é antiga e, apesar de a Unicamp ter realizado algumas reformas após assumir sua gestão, necessitava de uma ampla reforma para modernização de sua estrutura”, completa o médico.

A reforma, conforme destaca a Unicamp, “atualizará e modernizará” o prédio, salas de espera, salas de triagem, fachada, fazer os reparos nas estruturas danificadas, melhorar a distribuição e fluxo de circulação entre as salas e também envolve a troca de todo o telhado, cujo madeiramento está danificado.

O anexo à Santa Casa onde o Hemonúcleo funcionará apenas durante a próxima semana também passou por leves reformas. Segundo a instituição gestora, foram necessárias “adaptações e alguns reparos”, providenciados pela Prefeitura de Piracicaba. Durante este período, a Unicamp afirma que não “dispensará ninguém”, apenas dividirá a equipe entre o Hospital Regional de Piracicaba e o posto de Doação de Sangue.

E será o Hospital Regional de Piracicaba que fará o armazenamento, distribuição e abastecimento de sangue para os hospitais da região durante este período, com aval do superintendente, o doutor Pedro Pontin, revela Pereira.

Já a questão da doação de sangue foi um pouco mais demorado, ele destaca. “Inicialmente a Prefeitura de Piracicaba disponibilizou parte da estrutura do AME, porém, o espaço necessitava de algumas reformas, o que foi providenciado pelo Hemocentro da Unicamp. Após o término da reforma no AME, em dezembro, a prefeitura necessitou do espaço e o requisitou”.

Já com os prazos se esgotando para o início das obras, ressalta Pereira, “já que os recursos federais são repassados via Caixa e devem seguir um cronograma”, conta, o Hemocentro fez parceria com a Santa Casa a cessão do espaço onde funcionava a antiga Saúde Inteligente.

Doação de sangue
Neste período de quarentena, aponta Pereira, o estoque de sangue sofre oscilações e precisa ser avaliado diariamente para que possamos alinhar as ações de captação. “Atualmente temos recebido uma média de 30 doadores por dia, o que é insuficiente, sendo que essa demanda geralmente é suprida por componentes coletados pelo Hemocentro na região de Campinas e enviados para o Hemonúcleo. O estoque geral está estável, porém, é preciso que este número aumente para que não tenhamos impacto futuramente”, ele destaca.

A expectativa, com a mudança, é aumentar o número de atendimentos diários. “Esperamos que todos compreendam esta mudança provisória, que continuem doando durante este período de reforma e que, após a reforma e melhorias, compareçam para conhecer o novo Hemonúcleo e efetuar sua doação de Sangue”.

Erick Tedesco

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

14 + 8 =