Hemonúcleo registra queda de 45% nas doações em dezembro

Doações podem ser feitas das 7h às 13h; local fecha somente dias 24, 25 e 31 deste mês e 1 de janeiro | Foto: Amanda Vieira/JP

Pelas as festas de fim de ano, quando muitas famílias viajam, essa época já é marcada pela queda nas doações de sangue. Com a pandemia, esse cenário se agrava ainda mais. O Hemonúcleo Piracicaba, só nos primeiros 15 dias de dezembro, registrou queda de 45% nas doações, se comparado com o mesmo período do ano passado. Os estoques do Hemocentro Unicamp estão em estado crítico.


“Essa queda se traduz como um cenário muito preocupante, uma vez que a demanda por sangue é grande e contínua”, pontua Kelly Borges, assistente social do Hemonúcleo Piracicaba.


Em atualização de quinta-feira (17), às 9h, os estoques de sangue do Hemocentro Unicamp estavam em estado crítico para os tipos sanguíneos A+, B+, O+, AB- e B-. Em alerta, os tipos AB+, O- e A-. Nenhum em estabilidade.


Segundo afirma a assistente social, com o cenário da pandemia atrelado ao fim do ano, a necessidade de doações “mostra-se mais urgente do que habitualmente”, diz. “Cirurgias, acidentes, anemias são algumas situações que podem requerer transfusões sanguíneas. Muitos pacientes precisam de transfusões regularmente como parte do tratamento, como pacientes oncológicos”, complementa.

LEIA MAIS:

Kelly lembra que o ideal é que as pessoas doem sangue com regularidade, que façam a doação a cada três ou quatro meses entendendo esse ato como um compromisso social, “que faz a diferença na vida de muitas pessoas”, comenta.


O Hemonúcleo Piracicaba, que fica na rua Silva Jardim, 1700, só não vai funcionar nos dias 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 1 de janeiro. Então ainda dá tempo de fazer um ato de amor pelo próximo antes do Natal. Fora esses dias, o horário de atendimento nas próximas duas semanas é normal: das 7h30 às 13h.

O agendamento deve ser feito pelo site https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/. Em caso de dúvidas, basta ligar para (19) 3422-2019 ou acessar as redes sociais do Hemonúcleo: @hemonucleodepiracicaba.

Andressa Mota

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

5 × quatro =