HFCMed: centro de especialidade com equipe altamente qualificada

O HFCMed conta com toda estrutura e qualidade de atendimento do Hospital dos Fornecedores de Cana. (Foto: Divulgação)

Viver esse “novo normal” em meio a uma pandemia exige adaptações, novas rotinas, disciplina, respeito. Exige que tenhamos cuidados! Apesar do distanciamento e do isolamento a nossa saúde não pode esperar.

Pensando nisso, criamos o HFCMed um centro de especialidades médicas, estruturado com profissionais capacitados e renomados para fazer consultas médicas eletivas de diversas especialidades médicas como ginecologia, obstetrícia, infectologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, neurocirurgia, geriatria entre outras especialidades médicas.

O atendimento assistencial pode ser presencial ou por TeleMedicina, devido à pandemia, mas o cuidado com a saúde não para nunca, mesmo à distância.

O HFCMed oferece atendimentos personalizados pós consulta, ou seja o paciente sai da consulta com todos os encaminhamentos e agendamentos realizados, basta apenas comparecer aos exames no dia e horário marcado.

O HFCMed conta com toda estrutura e qualidade do Hospital dos Fornecedores de Cana. As consultas podem ser agendadas pelo: 19 3403-5837, Whatshapp 19 9 9685-4402. Atendimento de segunda a sexta das 7h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.

Doação de leite uma forma de compartilhar o amor

“O leite materno doado ajudou a salvar a vida da minha filha”

Amamentar um ato único de amor entre mãe e filho. É a melhor entrega de carinho e saúde que um bebê pode receber, pelo menos esse é o sentimento da nutricionista Luciana Tavares e mãe da pequena Letícia. “Eu sempre soube da importância da amamentação, justamente por ser nutricionista. Eu tenho uma produção grande de leite e tinha de desperdiçar. Então pensei, porque não ajudar essas mães que tem seus bebês internados na UTI e que precisam tanto de leite materno para se desenvolver e sair de uma situação de risco”.

Foi assim, com o desejo de ajudar que Luciana se tornou uma doadora no Banco de Leite Humano – BLH do HFC. O único banco de leite de Piracicaba. Todo leite doado é ofertado para os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do hospital.

Quem precisou receber leite doado foi a Helena, que nasceu prematura e precisou de cuidados especiais na UTI Neonatal do HFC. “Eu não pude amamentar. Muitas outras mães também não podem. Eu quase perdi minha filha com 20 semanas de gestação. Ela ficou na UTI Neo por ser prematura e recebeu leite de outras mães que doaram leite materno”, contou a mãe, Bruna Pires Ramos.

“Estou salvando vidas. Isso é muito importante, me sinto orgulhosa de poder ajudar o próximo. Se você pode, seja uma doadora. Além de você ajudar o próximo, você acaba se ajudando”, disse a Luciana, doadora de leite materno.

Para quem já precisou desse ato de amor que pode ser compartilhado, o sentimento é de gratidão. “Saber que a minha filha está tendo a oportunidade de começar uma nova etapa, com mais saúde me deixa muito feliz. Sou grata pelas mães que doam leite materno e ajudam a salvar vidas, como ajudaram a salvar a vida da minha filha”, concluiu a Bruna.

Banco de Leite do HFC, o único de Piracicaba

Para defender e incentivar a amamentação, o HFC há 14 anos criou Banco de Leite Humano, o primeiro de Piracicaba e região.

O setor especializado em promoção e proteção do aleitamento materno orienta as gestantes e as mães sobre a amamentação e apoia essas mulheres nos momentos de dificuldades com o aleitamento.

Diariamente uma equipe com profissionais capacitados realiza a captação de leite humano, por meio das mães que entendem a importância de amamentar e doam o leite materno excedente para que outros bebês recebam esse alimento tão saudável. O leite doado é pasteurizado e destinado aos bebês prematuros e com baixo peso que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do HFC em processo de recuperação.

“Todo leite que chega da casa das doadoras passa por um processo rigoroso, atendendo todas as normas da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano. O BLH do HFC é certificado com Selo Ouro por atender todos os requisitos de segurança no processo de pasteurização do leite humano”, explicou a coordenadora de enfermagem materno infantil, Aline Andrade de Freitas.

Mesmo não sendo doadora de leite, você pode ajudar o BLH

O HFC é quem mantém o Banco de Leite Humano ativo e toda a sua estrutura em funcionamento para atender a população. Um setor extremamente importante, que além de arrecadar leite humano, também promove várias ações sobre amamentação, o que diminuiu o desmame precoce e a mortalidade infantil.

“O BLH ajuda muitas mães e crianças, mas a conta do setor fica integralmente para o HFC, porque esse é um setor que não gera receita, nada no Banco de Leite é comercializado. Diante disso, são quase R$ 40 mil negativos todos os meses subsidiados pelo HFC para manter toda a equipe multidisciplinar”, explicou a gerente financeiro do HFC, Luciana Garcia.

Custos do Banco de Leite Humano

O custo mensal para manter o serviço ativo é em média de R$ 39.350,00. O Banco de Leite realiza em média:

•400 atendimentos/mês

•75 visitas domiciliares/ mês para coleta de leite.

Da Redação

LEIA MAIS:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quatro − um =