Além dessa citação, tenho anotada outra, que desconheço o autor, mas serve para reforçar: “A grandeza de um país não se avalia pela Geografia, mas pela História de seu povo”.

Os seis maiores países em extensão geográfica; eis: 1- Rússia, 17075400 km²; 2- Canadá, 9984670 Km²; 3-EUA- 9629091 Km²; 4- China, 960000 Km²; 5- Brasil, 8514876 Km²; 6- Austrália 7741200Km².

Tanto a Rússia como o Canadá têm enormes regiões inóspitas, pois são cobertas de gelo e com temperaturas que chegam a -50º.

A Rússia é um país difícil de ser comentada, pois, seu povo foi muito judiado, tanto sobre o domínio dos Czares como depois.

Ao ser implantado o comunismo, com a ajuda do povo, ele recebeu o prometido: Paz, a Rússia saiu da coligação, que, aliás, estava sendo derrotada em todas as frentes. Pão, por proporcionar comida subsidiada pelo governo. Terra, tirada dos latifundiários, mas, as taxas sobe a produção, a falta de insumos e de orientação e de transportes, tornavam os camponeses criaturas mais sofridas do que antes, pois, o camponês que afrontava seu patrão era expulso, quem afrontasse o governo ia para a prisão ou para a Sibéria.

A ditadura comunista, após muitos anos de muitas matanças, aprisionamentos com trabalhos forçados e sofrimentos inauditos, os próprios governantes optaram por acabar com o regime; estavam satisfeitos com as riquezas que amealharam.

O Canadá, atualmente, é um país a cada dia mais próspero, portanto um modelo. Proporciona uma vida feliz para seus habitantes, que gozam de um ambiente ordeiro e sem sobressaltos. Há um senão – as baixas temperaturas, que nem todos suportam.

A China é um enigma: como consegue administrar tamanha população e, de uma hora para outra passar a exportar mercadorias para todos os cantos, conquistando mercados e embasbacando o mundo?

Tem terremotos, desertos e o terrível clima das monções, com seis meses de cheias destruidoras e seis de secas avassaladoras.

Os EUA, todos que acompanham a mídia, sabem de seus tornados, no entanto, não é pela geografia que devemos avaliá-lo, mas por sua história. Ele é hoje o mais rico e poderoso que os demais. Pessoalmente temo que estejam prestes a iniciar uma queda de imprevisíveis proporções, pois, Trump tenta violar a melhor Constituição do mundo.

Nosso Brasil, geograficamente melhor aquinhoado pela natureza, até hoje seus governantes não conseguem dar ao seu povo uma vida melhor e não proporcionam os devidos cuidados para com nosso meio ambiente. Nossa história é medíocre e, no momento, escandalosa.

Heráclito filosofo grego disse que “o caráter de um homem é seu destino”. Carnot, na frase inicial afirmou” que a grandeza de um país não está na extensão de seu território, mas no caráter de seu povo”.

Da Austrália, juntamente com a Nova Zelândia, basta falar que são os dois únicos países considerados ricos no Hemisfério Sul.

Como prova de que tamanho não é documento, cito apenas alguns exemplos acachapantes; Japão, Noruega, Suécia, Finlândia e Holanda, que são paradigmas de IDH (Índice de desenvolvimento humano).

A pandemia que assola o mundo todo, deixará todos com estragos que irá demandar muito tempo para corrigir.

No nosso Brasil, se não parar com essa politização eivada de interesses políticos, má fé, desvios de dinheiro nas compras dos insumos necessários, que foram sobre faturado em alguns lugares, vai demorar mais do que seria se todos unidos para acabar com a praga.

Não entendo como agem desta maneira sabendo que a pandemia ameaça a todos.

Não tivemos ainda uma terceira Grande Guerra porque os portadores de Bombas Atômicas, sabem que eles também serão atingidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × três =