Hospitais vão ter de reduzir cirurgias eletivas por 30 dias

Foto: Claudinho Coradini/JP

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) vai reduzir a realização das cirurgias eletivas como mais uma forma de enfrentar o novo coronavírus. Em pronunciamento por meio de transmissão ao vivo na tarde de sexta-feira (15), o prefeito Luciano Almeida (DEM) afirmou que ação tem por objetivo garantir leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes da covid-19. A taxa de ocupação desses leitos na cidade ontem, conforme divulgou a prefeitura, era de 74%. A pasta pontua que as cirurgias emergenciais continuam sem interferência.


“[As eletivas] são cirurgias que não são tão importantes, relevantes, que parem de ser feitas nesse momento. Por que isso é importante? Quando eu faço uma cirurgia, eu tenho um processo de recuperação, sou obrigado, às vezes, a usar uma UTI. Depois que faço uma cirurgia e se houver uma complicação, essa UTI fica mais tempo ocupada por uma situação não de covid-19. Então, ao pedir para suspender por 30 dias as cirurgias eletivas, estamos disponibilizando mais UTIs para o atendimento de covid-19. Não só as UTIs, mas estamos também liberando mais mão de obra especializada”, afirma o prefeito.

LEIA MAIS:


A reportagem questionou a SMS, por meio da assessoria de imprensa, sobre uma possível suspensão das cirurgias eletivas, mas até o fechamento desta edição não houve retorno sobre o questionamento.


Ainda na live, o prefeito Luciano Almeida afirmou que o município solicitou ao Governo do Estado de São Paulo a reativação de 22 leitos no Hospital Regional de Piracicaba. “Nós temos hoje 30 leitos de UTI no Hospital Regional, mas já no passado ele operou com 52”, afirmou o democrata no pronunciamento.


Segundo o prefeito, desde segunda-feira (11) o Regional não faz cirurgias eletivas. “Espero que até segunda-feira ou terça a gente tenha boa notícia e consiga ampliar a disponibilidade de UTI para toda nossa região”, afirmou.

Andressa Mota

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

seis + 20 =