Adriana Brasil afirma que núcleo vai priorizar a fila | Foto: Claudinho Coradini/JP

O Hospital Ilumina pode acabar com a fila de espera de 2 mil exames de colonoscopia com a inauguração do Núcleo de Prevenção de Câncer de Intestino Marta Miotto, que ocorreu ontem (29). De acordo com a presidente do Conselho Administrativo do Hospital, Adriana Brasil, esse dado foi passado ao hospital em setembro pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde).


Segundo Adriana, o câncer de intestino é o segundo mais frequente na população da cidade e o segundo também em índice de óbitos. A presidente conta que, nos primeiros meses de atuação, o núcleo vai focar em atender a fila dos exames de colonoscopias e, em seguida, partir para o rastreamento ativo organizado visando o diagnóstico precoce.

“É um sucesso muito grande esse momento, justamente no meio de uma pandemia a gente poder reiniciar esse processo. É claro que a gente tem uma demanda reprimida na Prefeitura Municipal de Piracicaba e é claro que vai ser dado prioridade a essas filas. Ou seja, pessoas que já têm sintomas, que têm histórico na família. A gente vai drenar primeiro, já está sendo feito isso há seis meses, agora de forma mais consolidada toda essa fila e na sequência será incluído no rastreio a pesquisa ativa desse tumor na população”, explica Adriana.


Por isso, em primeiro momento, a população que apresentar sintomas deve procurar a atenção básica de saúde para que seja encaminhada ao núcleo. “A gente tem canal direto com a Unidade de Alta Complexidade de Câncer para tratamento. Também tem esse cuidado para que não só seja apenas diagnostico o mais rápido possível, mas que comece o tratamento o mais rápido”, complementa.

Adriana lembra que o câncer de intestino está diretamente ligado a hábitos, como ingestão de alimentos processados e fast foods. “Nós temos um programa que faz uma abordagem completa da pessoa. A gente avalia quais são os hábitos que podem ser mudados, as atitudes que vão mudar a história natural do câncer”, acrescenta.


A reportagem procurou a SMS, aguardou até às 21h de ontem (29), mas até o fechamento não houve resposta.

HOMENAGEM
A homenagem para o senhora Marta Miotto é um gesto de agradecimento. Adriana conta que, em um momento de dificuldade, Marta doou um apartamento ao hospital, que com a venda possibilitou o funcionamento do local durante quatro meses. Para realizar doações, basta acessar www.associacaoilumina.org.br.

LEIA MAIS:

Andressa Mota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

2 × 1 =