Terreno foi doado pela Prefeitura e aguarda licitação do Estado | Foto: Claudinho Coradini/JP

O hospital veterinário público de Piracicaba continua no papel, apesar de já ter até terreno – no Jardim Terra Rica 3 – para sua construção. De responsabilidade do Estado de São Paulo, o hospital, no entanto, aguarda há sete meses a licitação para a construção do prédio, desde que o prefeito assinou decreto cedendo terreno de 1.742 metros quadrados para que o governo paulista construa e o entregue para o município administrá-lo.

Questionado sobre o processo licitatório, o governo estadual, por meio da Secretaria de Saúde, respondeu ao Jornal de Piracicaba que “está em andamento”, isto é, parado e sem previsão de aparecer no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Segundo a Prefeitura, o Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba) e a procuradoria-geral já providenciaram os documentos do imóvel para a elaboração do projeto de cessão ao Estado, que também deve dará andamento à compra dos equipamentos.

A cessão do terreno aconteceu em 14 de fevereiro deste ano e o local foi o escolhido pelo próprio Estado, entre três áreas. Representantes do governo paulista realizaram diversas reuniões com o prefeito e técnicos do Poder Público local para encontrar um local. À época da assinatura, Barjas ressaltou que a proximidade à Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) era estratégica.

Ao todo, dez hospitais veterinários serão construídos no Estado como parte do programa “Meu Pet”, de apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos, incluindo vacinação e adoção responsável. Em Araçatuba (SP), onde a primeira unidade será erguida, o investimento do governo paulista chegará a R$ 3,2 milhões, o que inclui despesas com equipamentos.

Cada hospital veterinário, que terá alcance regional, oferecerá serviços gratuitos como consultas, cirurgias e exames de ultrassom, raio-x e endoscopia. Com projeto que se repetirá nas localidades selecionadas (a fim de acelerar a entrega das obras, dentro de um prazo de 12 meses), cada unidade ainda terá estrutura de 480 metros quadrados, com salas cirúrgicas.

Leia mais:
Prefeitura identifica terreno do Hospital Veterinário

Erick Tedesco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezessete − seis =