IBGE vai contratar 397 temporários em Piracicaba para Censo 2020

O Censo Demográfico 2020, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abrirá para o Estado de São Paulo, 46 mil vagas. Em Piracicaba serão 397 vagas, sendo 353 vagas para recenseadores, 39 para Agente Censitário Supervisor e 5 Agente Censitário Municipal.


O edital está previsto para ser publicado este mês, onde constará todas as informações relativas ao processo seletivo. O prazo de duração dos contratos será até dezembro deste ano e o valor das remunerações será definido pelo IBGE. A coleta de dados será realizada entre agosto e outubro deste ano. O último censo foi realizado no ano de 2010.

Último censo foi realizado em 2010 pelo IBGE. (Crédito: Amanda Vieira/JP)


O IBGE realizará neste mês, no município, uma reunião para acompanhar a operação pela comunidade local, fornecer subsídios para atualização do mapeamento local; auxiliar na divulgação do Processo Seletivo para a contratação de mão de obra e na montagem dos postos de coleta e oferecimento de apoio logístico para uma perfeita cobertura do território.
Será a maior operação de pesquisa já realizada no Brasil. O IBGE está contratando nacionalmente cerca de 250 mil agentes censitários, trabalhadores temporários, que serão treinados para aplicar o questionário e realizar tarefas de supervisão.


Realizada de dez em dez anos, o Censo Demográfico é fundamental para a gestão pública, o conhecimento, a representatividade política, iniciativa privada e para a cidadania.


O Censo não apenas conta quantos somos, mas como somos, como e onde vivemos, nossa renda, origem, família, religião, etc. Esses dados alimentam índices nacionais, dão respaldo a políticas públicas, decisões institucionais e privadas, sociais e assistenciais, de saúde e educação e ainda são instrumento de cidadania à nossa população e permite conhecer o Brasil em suas diversidades.

Da Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quatro × quatro =