EE Honorato Faustino recebeu pontuação 8,8 do Ideb
EE Honorato Faustino, no São Dimas, recebeu pontuação 8,8 do Ideb, - Foto Claudinho Coradini/JP

Três escolas públicas de Piracicaba tiveram nota igual ou superior a 8 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2019, divulgado na quarta-feira (16) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC (Ministério da Educação). A nota mais alta das escolas públicas de Piracicaba é da Escola Estadual Honorato Faustino, no bairro São Dimas, que atingiu 8.8. Essa pontuação é também a maior nota de escola estadual do Brasil.


“É um orgulho para Piracicaba”, disse o diretor da unidade, João Marcos Tomaziello. Ele explica que o índice é resultado de um trabalho específico de dedicação aos alunos. “Nós fazemos um trabalho de busca ativa constantemente. Quando percebemos que um aluno tem mais fragilidade, damos início a um atendimento individualizado. É feito um plano específico para esse aluno para que ele consiga se recuperar. Também é preciso destacar que incentivamos a participação efetiva dos pais na vida escolar”, diz.


O diretor lembra ainda a dedicação daqueles que estão em contato direto com as crianças. “A responsabilidade é dos professores, que se dedicaram muito para esse resultado ser atingido. A educação é um conjunto e envolve a todos”.


Essa também é a visão do dirigente regional de Ensino, Fábio Negreiros. “O Honorato tem uma equipe extremamente dedicada e isso é resultado de trabalho de equipe da escola que tem o maior empenho para que todos os alunos aprendam. O resultado do Ideb é consequência de um trabalho bem feito”, disse.


Negreiros destaca ainda os bons resultados gerais obtidos pelas escolas municipais e estaduais. “As redes estadual e municipal têm se destacado em Piracicaba no Ideb porque são formadas por equipes da cidade que trabalham em prol das crianças.”


Duas escolas municipais também se destacaram. A EM Maria Benedicta Pereira Penezzi registrou o Ideb de 8.2, o mais alto das escolas municipais pela segunda vez consecutiva. Em 2017, a escola teve Ideb de 7.7.
A diretora da escola nesse período, Simone Beraldo, destaca o trabalho em equipe da comunidade escolar como primordial para conseguir esses resultados.


“Trabalhar pela educação pública de qualidade, em parceria com a comunidade e as famílias. É esse o meu ideal para a escola e foi isso que conquistamos na escola”, disse. O índice da escola cresceu 6.6% de 2017 para 2019.

A EM (Escola Municipal) Ilda Jenny Stolf Nogueira teve a segunda nota mais alta: registrou 8 pontos, alta de 3.9% na comparação com o Ideb de 7.7 em 2017.


As formações continuadas oferecidas à equipe foram fundamentais para o resultado, de acordo com a diretora da escola, Vanessa de Luca.
“Buscamos aprimorar conhecimentos e estudar novas metodologias, refletindo sobre o processo educativo. Além disso, a equipe acredita na importância da parceria com a família, buscando fortalecer vínculos, tendo sempre o apoio do Conselho de Escola”, disse.


A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, entende que os resultados obtidos pelas escolas públicas de Piracicaba são resultado de uma parceria bem sucedida entre as redes municipal e estadual.

De acordo com a titular da pasta “o avanço do Ideb da rede municipal desde 2005 reflete a política pública educacional definida pelo município e o compromisso, formação e responsabilidade de todos os professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação, cumprimentando a todos por esse excelente resultado”.

2 COMENTÁRIOS

  1. Minha mãe foi da diretoria dessa escola na década de 70 junto com o professor Dudley. Seria legal uma reportagem da história da escola nesses anos todos. Sem dúvida uma escola de tradição em qualidade de ensino. Parabéns pela reportagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × três =