Dezenove pessoas entre residentes e funcionários testaram positivo; outros dois residentes com sintomas farão o teste hoje. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Uma idosa de 82 anos que era residente do Lar Betel em Piracicaba morreu ontem (23) vítima do novo coronavírus. Ela estava internada e era uma das 19 pessoas da instituição que testaram positivo para a doença.

De acordo com o presidente do Lar, Luiz Adalberto dos Santos, 11 funcionários e 8 idosos testaram positivo para a covid-19. Um idoso chegou a ir ao hospital, mas agora está em isolamento no Lar. Uma senhora entrou em óbito ontem e seis continuam internados.

Entre os funcionários, dos 11, 9 já passaram pelo período de quarentena e retornaram ao trabalho. Os outros dois estão em isolamento domiciliar. “Nenhum funcionário nosso foi internado”, conta Santos.

O resultado dos testes chegaram nesta semana à instituição. O Lar divulgou comunicado na noite de quarta-feira (22). “Todos que tiveram algum sintoma foram imediatamente afastados pelo nosso departamento médico e já estavam retornando quando os resultados dos testes nos chegaram”, relata o presidente.

Santos informou ainda que outros dois residentes, um homem e uma mulher, apresentam sintomas e serão testados hoje (24) por uma equipe da SMS (Secretaria Municipal de Saúde). Eles estão em isolamento no Lar. “Eles estão sob cuidados médicos internos, mas não manifestaram situação para serem transferidos para hospital”, explica.

PARA CONTER O VÍRUS
Desde o início da pandemia o Lar Betel tem realizado ações para proteger os residentes e funcionários do novo coronavírus. Visitas de voluntários foram proibidas e os familiares foram orientados a não irem até a instituição. Além disso, a higienização dos funcionários e da casa foi redobrada. “O próximo passo é conter internamente o avanço do vírus. Para isso estamos contando com nossa equipe de médicos e enfermeiros e com a equipe da secretaria de saúde”, comenta Santos.

O presidente da instituição informou também que o Lar recebeu reforços da SMS para conter o vírus. “Nós estamos agora em parceria com a secretaria de saúde, que hoje já está lá fazendo teste, e a partir de segunda-feira nós teremos uma equipe da Vigilância Sanitária trabalhando paralelamente conosco internamente, tomando mais providências para tentar evitar que novos casos surjam”, relata.

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × 2 =