IHGP lançará livro que resgata passagens da cidade

Foto: Divulgação

Obra reproduz cerca 100 fotografias históricas

O IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) lança na próxima quinta-feira (21), às 19h30, o livro “A Foto e a História – Piracicaba Antiga”, de autoria do jornalista Edson Rontani Júnior, presidente da entidade. A obra reproduz cerca de 100 fotografias históricas de Piracicaba acompanhadas de um breve texto sobre seu significado histórico.

O lançamento ocorrerá no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes e terá a distribuição gratuita limitada a 100 exemplares por ordem de chegada.

A obra é uma coletânea da coluna “A foto e a história” publicada por Rontani desde 2006, os sábados, no jornal Tribuna Piracicabana. A coluna recebeu, em 2009, o Prêmio Garcia Netto de Comunicação – Categoria Documentário Jornalístico, outorgado pela Câmara Municipal de Piracicaba em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. Em 2008 virou blog e depois fan page no Facebook e perfil no Instagram.

Rontani conta que a ideia da coluna veio em decorrência de centenas de fotografias antigas que possuía e achava interessante contar a história envolvendo cenários como a sociedade, o esporte, artes e outros setores de Piracicaba. As fotografias reproduzidas dão ênfase ao século passado, como a arquibancada do Estádio Dr. Koch, na Vila Rezende, dos anos 1940 de autoria de Idálio Filetti.

O livro também relata curiosidades como a visita do escritor Rudyard Kipling a Piracicaba, no início do século passado, quando foi recebido no Palacete de Luiz de Queiróz. Kipling, de origem britânica, foi autor de livros como “Mogli” e “O homem que queria ser rei”, além de ter recebido o Nobel da Literatura em 1907.

“Quando criança lia muito a revista ‘Fatos e Fotos’, publicada pela Editora Bloch, na qual passávamos vários minutos nos deleitando com os detalhes das fotografias, acompanhada de uma breve legenda explicando do que se tratava tal fato”, diz Rontani. Em época de leitura rápida, o autor uniu fotos e textos curtos que contam a história de Piracicaba através de fatos curiosos.

Com apoio da Semac (Secretaria Municipal de Cultura) e do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, o lançamento contará com a presença do jornalista Evaldo Vicente, editor da Tribuna Piracicabana além de uma palestra sobre os fotógrafos de Piracicaba como Izolino Nascimento, Cantarelli, Cícero Correia dos Santos, Idálio Filetti, Henrique Spavieri e outros profissionais que cobriram jornalisticamente a cidade durante o século passado.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

doze − 10 =