Diretoria desmentiu denúncia feita ao Ministério Público sobre fechamento do prédio há 90 dias
A diretoria do Hospital Ilumina enviou, nesta quinta-feira (30), nota à redação sobre a denúncia de fechamento da instituição há 90 dias. De acordo com o hospital, houve ‘uma breve interrupção no trabalho desenvolvido e ocorreu em período não superior a 20 dias’. Na nota, a direção informa que a instituição atravessa período de grave dificuldade financeira ocasionada por diversos fatores, entre eles o longo período de isolamento social e restrição de circulação de pessoas por causa da pandemia do novo coronavírus ao longo dos anos de 2020 e 2021 e a interrupção do convênio com a Prefeitura de Piracicaba, cuja remuneração era diretamente atrelada ao atendimento efetivamente prestado.
“Frente a relevante diminuição de fluxo de caixa, conquanto a natureza da sua atuação exige proatividade no contato direto com a população e a fim de identificar e rastrear portadores ou potenciais portadores de câncer (trabalho de rastreio e diagnóstico precoce), o longo período de forçada redução de suas atividades somado ao cenário econômico atual trouxeram grande dificuldade para a continuidade do funcionando da Associação Ilumina”, informou o hospital acrescentando que a situação refletiu na interrupção temporária das atividades.
“Sempre realizamos um grande esforço com o objetivo de preservar os profissionais, colaboradores, voluntários e a excelência dos serviços prestados à população de Piracicaba e região. Neste contexto, importa destacar que a Associação Ilumina tem se movimentado no sentido de retomar o seu pleno funcionamento o mais rapidamente possível”, acrescentou.
A diretoria citou a retomada das atividades de forma reestruturada e com parcerias renovadas, no menor tempo possível, porém sem informar quando o hospital será reaberto.
Nesta terça-feira, o líder comunitário do bairro Altos do Taquaral e ex-voluntário do hospital, Antonio Manoel da Silva, procurou o Ministério Público do Estado de São Paulo e denunciou que o local está fechado há três meses, sem manutenção. A prefeitura informou que repassou, neste ano, R$ 344 mil em emendas ao Hospital Ilumina.
Beto Silva
[email protected]
LEIA MAIS
- Bombeiros são acionados para controlar incêndio em fábrica têxtil
- Homem procura a Polícia Civil em Piracicaba para relatar prejuízo financeiro
- 100 Milhas de Piracicaba acontece no domingo, 21 de agosto
- Família pede ajuda para compra de leite especial
- “Tenho arma para defesa e para tiro esportivo”, diz bancária