Ilumina visa ampliar rastreamento ativo para o câncer de intestino

Apresentação das novidades aconteceu na manhã de sexta-feira em coletiva para imprensa. (Crédito: Amanda Vieira/JP)

Com atendimento gratuito, o Hospital Ilumina visa ampliar seu projeto de rastreamento ativo, feito pela Carreta Ilumina, para o câncer de intestino, que segundo direção da entidade é o segundo que mais acomete a população de Piracicaba.


O Hospital Ilumina apresentou o protocolo de requerimento para a realizar esse procedimento à SMS (Secretaria Municipal de Saúde) e ao MS (Ministério da Saúde). Em reunião na quinta-feira (5), o protocolo foi validado pela consultoria de atenção básica do MS. “Agora o Pedro Mello [secretário de saúde] vai mostrar para a equipe de médicos […] e a gente vai começar assim que esse protocolo for liberado, porque nossa equipe técnica está pronta”, afirma Adriana Brasil, médica, idealizadora do Hospital Ilumina.


“Em Piracicaba, o câncer de intestino é o segundo mais comum e o segundo que mais mata nossa população”, enfatiza Adriana.


Mas a boa notícia é que é possível identificar este tipo de câncer antes que o tumor se forme. “Câncer de cólun é um câncer que a gente consegue diagnosticar antes dele ser tumor, então realmente o rastreio se torna mais importante. […] Mais de 80% desses casos vêm através de hipólitos, que são verrugas no intestino”, explica Christianne Amalfi, presidente da Fundação Ilumina.


Segundo a médica, a maior parte dessas verrugas são benignas, porém com grande potencial de se tornar câncer maligno. “Você retirar uma lesão que ainda é benigna, mas com potencial maligno, o impacto é absolutamente imenso em uma cidade que é o tumor com a segunda causa maior de morte [por câncer]. Vai realmente mudar em muito pouco tempo o futuro da nossa cidade”, afirma Christianne.


As responsáveis pela Fundação Ilumina ainda enfatizaram que o Hospital está preparado com equipamentos e equipe técnica para atender a população. “Nós temos aqui colonoscopia, endoscopia […] então nós estamos bem equipados para fazer todo o diagnóstico e a investigação dessas pessoas que não são pacientes”, ressalta Christianne.

PREVENÇÃO
O foco da Fundação Ilumina é na saúde da população, ou seja, no diagnóstico precoce do câncer. Uma das principais ações é a Carreta Ilumina, que vai até os bairros para oferecer o exame de mamografia a mulheres entre 40 e 69 anos totalmente gratuita e tem capacidade de realizar 280 mamografias por semana.


A Carreta está no Varejão Primeiro de Maio, no bairro Água Branca até o dia 3 de abril. A expectativa é realizar 2.880 mamografias, o que significa 80% das 3.600 mulheres moradoras da região no perfil de realizar o exame.
Para realizar o exame, a moradora deve apresentar o RG e CPF, indo ao local das 8h às 17h de segunda à sexta-feira.

SERVIÇO
O Hospital Ilumina fica rua Eucrydes Lopes, 85, no Parque Taquaral. O telefone para contato é o (19) 3052-4660.

Andressa Mota

[email protected]