Importância do marketing pessoal para a sua carreira II

Foto: Pexels

Falar sobre marketing pessoal é poder contribuir para o planejamento da imagem tanto daquele que está iniciando sua carreira profissional quanto dos que buscam recolocação. O marketing é, muitas vezes, mal compreendido e confundido com propaganda e vendas, além de ser utilizado com grande escopo de significados. Nesse sentido, para muitos, o marketing tem a conotação de manipulativo e invasivo.
A alta competitividade mercadológica demanda que os profissionais deem mais importância ao desenvolvimento de uma marca pessoal. A partir do momento em que sua imagem passa credibilidade aos consumidores, tudo o que for produzido pela empresa em que você atua passará a ser mais valorizado.
Um bom marketing pessoal é ter habilidade de aparecer sem ser chato e conseguir a simpatia da chefia sem ser bajulador. Ao elaborar as ações de marketing, é indispensável ter entendimento das seguintes habilidades: liderança, confiança, visão, espírito de equipe, maturidade, integridade, visibilidade, empatia, otimismo, paciência e resiliência. O marketing pessoal requer planejamento e avaliação constantes, pois sua imagem, sua fala e suas posturas devem estar alinhadas a seu propósito. Como prestadores de serviços, seu vestuário, sua maneira de falar, seu comportamento, sua apresentação pessoal e sua linguagem corporal são primordiais e, por isso, devem ser trabalhados.
No quesito linguagem corporal, destaca-se que 90% da primeira impressão é formada nos quatro minutos iniciais da conversa, e a impressão que deixamos, entre 60% a 80%, tem origem não verbal. A imagem profissional não é somente aquilo que é visual, mas, sim, o porquê de a pessoa com quem manteve contato se lembrar de você.
Nossa imagem é construída entre o que visualmente transmitimos e a credibilidade que demonstramos. Lembre-se de que o visual auxilia a formação do motivo pelo qual se lembram de você, e a credibilidade significa a confiança conquistada. Desse modo, um bom plano de marketing deve ter clareza da imagem que você está passando e o que pensam de você quando ouvem seu nome. É importante não se esquecer de que as redes sociais são utilizadas para criar o networking, portanto fique atento ao que publica, porque será avaliado também por esses veículos de comunicação. Nosso sucesso está relacionado à nossa imagem pessoal, e o marketing pessoal é o meio pelo qual podemos chegar à autorrealização. Nesse momento de seu planejamento, responda a esta pergunta: você seria seu próprio cliente?
Dica: eu não consigo vender aquilo que eu mesmo não compro. Compreende-se que, em toda ação de marketing, é necessário que a pessoa esteja vendendo algo para fazer seu marketing pessoal: uma ideia, um produto, um serviço ou aptidões profissionais. Cabe ressaltar que, numa empresa séria, quem tem marketing pessoal recebe atenção da chefia e apoio dos colegas. Já em uma empresa sem a cultura de valorização de seus colaboradores, a mesma pessoa é vista como ameaça. Nesse caso, não adianta querer mudar a empresa, é melhor mudar de empresa.

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