Importância do marketing pessoal para a sua carreira

Foto: Pexels

Atualmente, com a competitividade acirrada, mostrar suas competências individuais é vital como forma de apresentar suas qualidades esuas potencialidades. Hoje, para se diferenciarem no mercado, os profissionais precisam investir no marketing pessoal, posicionar sua imagem e suas aptidões e habilidades, ou seja, o seu diferencial.

Falar sobre marketing pessoal é poder contribuir para o planejamento da imagem tanto daquele que está iniciando sua carreira profissional quanto dos que buscam recolocação. O marketing é, muitas vezes,mal compreendido e confundido com propaganda e vendas, além de ser utilizado com grande escopo de significados.

Nesse sentido, para muitos, o marketing tem a conotação de manipulativo e invasivo. A alta competitividade mercadológica demanda que os profissionais deem mais importância ao desenvolvimento de uma marca pessoal. A partir do momento em que sua imagem passa credibilidade aos consumidores, tudo o que for produzido pela empresa em que você atua passará a ser mais valorizado.

Meu conceito sobre marketing pessoal consiste em um conjunto de ações para o posicionamento e a promoção pessoal em uma relação harmônica entre indivíduo e ambiente. Um bom marketing pessoal é ter habilidade de aparecer sem ser chato e conseguir a simpatia da chefia sem ser bajulador.

Nesse marketing, devemos entender que, como profissionais, somos considerados produtos tangíveis, mas que oferecemos serviços, os quais são intangíveis, inseparáveis, perecíveis e variáveis. Para se posicionar ou mesmo se reposicionar no mercado, é necessário ter a capacidade de fazer as coisas darem certo, ter entusiasmo, prazer, dedicação, paixão pelo que faz e otimismo, ser confiante, positivo e ter esperança de que tudo vai acabar bem, atrair pessoas e procurar contaminar todos à sua volta. São várias as ferramentas disponíveis para o desenvolvimento de seu marketing pessoal, e todas as ações a serem desenvolvidas devem partir do composto de marketing pessoal constituído pelos 7Ps: produto, preço, praça, promoção, processos, pessoas e physicalevidence.

Todo planejamento de marketing pessoal deve iniciar com a definição dos objetivosque se deseja atingir, e depois é preciso definir as metas a fim de alcançá-los e ter um diagnóstico do eu real para chegar ao eu ideal. Ademais, é fundamental ter clareza de seu perfil comportamental, ou seja, se é um executor, um comunicador, um planejador ou um analista. Nesse momento de seu planejamento, responda a esta pergunta: você seria seu próprio cliente? Dica: eu não consigo vender aquilo que eu mesmo não compro. Compreende-se que, em toda ação de marketing, é necessário que a pessoa esteja vendendo algo para fazer seu marketing pessoal: uma ideia, um produto, um serviço ou aptidões profissionais.

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