Indicação de unidades distantes causa transtornos a quem busca reforço da vacinação contra a covid-19

Foto: Arquivo/JP

Usuários questionam critério para aplicação do imunizantes em postos médicos distantes de casa

O jornalista Marcelo Basso precisou percorrer 11 quilômetros para receber a quarta dose da vacina contra a covid-19. Morador do bairro dos Alemães, próximo ao Fórum, ele ficou surpreso quando efetuou o agendamento pelo site VacinaPira e recebeu – do sistema – a orientação para se deslocar até uma unidade de saúde localizada no bairro Cecap. Basso disse que ainda tentou agendar novamente na esperança de conseguir receber uma um posto de vacinação mais próximo, no entanto, a segunda opção apresentada foi o bairro Santa Teresinha, bem mais distante que o Cecap.

Ele questionou os critérios da Secretaria de Saúde para indicar o local de vacina. O jornalista disse que recebeu o imunizante no último dia 9, porém, efetuou o agendamento quatro dias antes desta data. “Com o valor da gasolina a vacina ficou bem
cara”, brincou.

A queixa é ainda maior entre idosos que precisam se deslocar para unidades distantes de onde residem. Uma idosa, também moradora do Bairro Alemães disse que após o agendamento foi indicada a comparecer no posto médico do Jardim das Flores, cerca de oito quilômetros de distância.

Ela disse que há outras unidades mais próximas de sua casa entre elas o posto da Independência, da Cidade Jardim e do Centro. “Eu poderia ir sozinha a essas unidades sem depender de alguém para acompanhar, mas no Jardim das Flores, não há como, dependo de companhia”, afirmou.

“Se o município tem acesso sobre a faixa etária da população de cada uma das regiões, então por que não fazer um cronograma de quantidade equivalente de doses e disponibilizar nas unidades?”, questionou a aposentada.

Segundo ela, o agendamento da vacina do neto também teve o mesmo problema. “Minha filha nem sabe onde fica o bairro que foi indicado para levar ele”, afirmou.

A Secretaria de Saúde de Piracicaba foi questionada sobre a discrepância entre as indicações das unidades para aplicação da segunda dose e quais são os critérios para essa indicação, no entanto, até o fechamento desta matéria a pasta não havia retornado a solicitação.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

oito + 1 =