Inovações tecnológicas auxiliam no mercado da arquitetura

Foto: Pexels

Tecnologia é essencial no setor de arquitetura, começando pela medição, que trocou a trena pelo laser

Com os avanços tecnológicos surgem novas soluções para um mercado mais produtivo e lucrativo, gerando mudanças e a adoção de novos comportamentos em decorrência das inovações, e um dos setores que vêm absorvendo, cada vez mais, é a arquitetura.

Conforme a pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) e da consultoria Gartner, para cada 1% investido em inovações tecnológicas, o lucro da empresa aumenta 7% após dois anos. E revelam que as empresas vêm mantendo investimentos na área tecnológica em torno de 7,7% da receita líquida, independentemente do cenário econômico.

A tecnologia foi se tornando algo essencial no setor de arquitetura, começando pela medição de um local, antes por trena manual que levava, no mínimo, 10 minutos, e hoje a laser, que, no máximo, são 5 minutos e com dimensão de todo ambiente, interno ou externo, informa Hadassa Frota Leitão Lima Menezes, graduada em Arquitetura e Urbanismo e em Design de Interiores, e com Especialização em Engenharia Civil de Sistemas Construtivos de Edificações.

Uma das tecnologias que ajuda muito é o tablet, diz Hadassa, pela facilidade que o arquiteto tem em escrever, rabiscar e desenhar, na hora ou local em que estiver. Com inúmeros aplicativos disponibilizados, o aparelho também possibilita tirar fotos do local, colocar medidas, fazer mudanças, planejamento, arquivar projetos na Nuvem etc.

Contudo, Hadassa destaca a tecnologia dos programas de softwares como primordiais para a arquitetura, um projeto 2D que antes era feito em uma folha de papel agora é produzido pelo AutoCAD, trazendo agilidade e precisão. Ela também menciona que o software pode desenvolver um projeto de um pequeno banheiro ou de uma cidade inteira, em único arquivo, economizando centenas de folhas de papel, além de poder mandar arquivo em PDF para o cliente ver pelo celular, computador ou tablet.

“Com minha carreira, foram surgindo softwares incríveis em que fiz cursos para poder entender e dominar Como os SketchUp, LumiOn, 3DMax, softwares que trazem ferramentas de algo que antes era planejado em 2D, dando vida e visualidade em 3D. Com isso, o cliente consegue ver melhor o que está sendo planejado”, relata Hadassa.

Segundo a consultoria, a arquitetura 3D nos projetos com espaços tridimensionais permite que os clientes tenham uma experiência muito mais completa, com uma boa definição de detalhes e bastante realismo. Com as vantagens de possuir ferramenta fundamental para proposta comercial, maior proximidade com a realidade e facilidade em testar ideias.

Da Redação

LEIA MAIS


DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

4 × dois =