Inscrições abertas para creche

Ação visa saber real necessidade da rede que hoje atendem mais de 19 mil crianças de 0 a 5 anos (foto: Amanda Vieira/JP)

A Prefeitura de Piracicaba recebe no mês de outubro as inscrições de crianças de zero a três anos que estão fora da escola e realizará, no mesmo período, a pré-matrícula das crianças de quatro e cinco anos que vão frequentar a pré-escola.

De acordo com os dados da Secretaria de Educação do município, atualmente a fila de espera por uma vaga nas creches municipais é de 204 crianças. Ainda segundo a pasta, são 10.898 crianças nas creches e outras 8.426 na pré-escola.

Para fazer a inscrição, basta procurar qualquer uma das escolas de educação infantil. Para definir as crianças que terão a vaga, serão respeitados os critérios de seleção estabelecidos pela secretaria e que podem ser consultados no site www.educacao.piracicaba. sp.gov.br Para a inscrição das crianças nas creches, os pais devem apresentar a certidão de nascimento da criança, cartão do SUS, carteira de vacinação, comprovante de trabalho dos pais – que pode ser a carteira de trabalho ou declaração com firma reconhecida – CPF e RG dos pais ou responsáveis, comprovante de residência – água ou energia elétrica – e comprovante de renda.

Terá prioridade à vaga de período integral a criança em situação de vulnerabilidade social comprovada, a criança de família que comprove a necessidade de vaga integral, com foco na renda per capita, tendo como ponto de partida a menor renda, com prioridade para a mãe trabalhadora.

Criança com deficiência terá prioridade na lista de inscritos para vaga na educação infantil, após análise socioeconômica para definição do tipo de vaga que será disponibilizada, se parcial ou integral. A definição da vaga é de responsabilidade do Conselho de Escola.

Em outubro também será feita a pré-matrícula das crianças que vão frequentar a pré-escola. Essa etapa de ensino é obrigatória, mas a definição se a vaga será integral ou parcial ocorrerá após análise socioeconômica feita pelo Conselho de Escola.

HORÁRIO

Já as famílias que precisam que a criança frequente o horário diferenciado devem ficar atentas ao calendário. As inscrições para esse horário serão aceitas somente no período de 1º a 11 de outubro, das 8h às 16h, na Secretaria Municipal de Educação, mas, para fazer essa inscrição, pais ou responsáveis deverão, primeiro, fazer a inscrição para vaga em horário regular em uma escola municipal próxima da sua casa, ou seja, são necessárias duas inscrições: a primeira na escola de interesse e a segunda na Secretaria, localizada à rua Cristiano Cleopath, 1.902, bairro dos Alemães

Da Redação