Inscrições para o Encceja vão até dia 22 de janeiro

Provas serão em abril

Estão abertas as inscrições até 22 de janeiro para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2020. O exame é gratuito e é destinado às pessoas que não concluíram a educação básica na idade apropriada para cada nível de ensino. Devido à pandemia, as provas foram adiadas e serão aplicadas em 25 de abril.


Para participar da prova para o Ensino Fundamental, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos e, no mínimo, 18 anos para o Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas pelo site http://enccejanacional.inep.gov.br/. No mesmo endereço, na opção “Orientação aos Participantes”, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) oferece material de ensino gratuito com o conteúdo do Ensino Fundamental e Médio para que os estudantes possam se preparar para as provas.


O Jornal de Piracicaba também pediu dicas de como se preparar para a prova ao professor Rhaian de Souza, diretor do cursinho pré-vestibular Avante. Ele lembra que a tecnologia é uma aliada nesse momento, pois existem inúmeras aulas de todo o conteúdo didático gratuito em videoaulas no Youtube.

LEIA MAIS:


“O Youtube hoje disponibiliza aulas com o conteúdo do Ensino Médio inteiro. E são sempre aulas curtas e ao mesmo tempo com professores extremamente empenhados em fazer com que o aluno entenda da forma mais satisfatória possível. […] Por vezes os professores também disponibilizam textos, PDF, materiais escritos, mas principalmente as aulas com as melhores didáticas e com didáticas diferentes, que é muito importante”, comenta.


Para a hora da prova, Souza lembra que o jeito é tentar não ficar nervoso e caprichar na interpretação de texto. “Naquele momento é lembrar que você está indo para fazer o seu melhor, para colocar na prova as coisas que você sabe. Ir com muita tranquilidade”, aconselha o professor.

Andressa Mota

3 COMENTÁRIOS

  1. Tentei realizar a inscrição de minha filha,mas o site do INEP não e nada intuitivo. Dizem que ela não tem cadastro sendo que realizei o cadastro no site do Governo Federal o que é premissa para vc realizar a inscrição, como sempre o governo não dá chá cê.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezoito + um =