Inscrições para pleitear vagas em creches e pré-escolas estão abertas

Secretaria de Educação não informou à reportagem o número de vagas disponíveis (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Pais ou responsáveis por crianças de 0 a 5 anos que precisam de creche ou pré-escola podem inscrever-se para pleitear uma vaga em 2021, até 23 de outubro. Devido à pandemia, os interessados devem fazer agendamento para realizar a inscrição, no site. É necessário ter em mãos o CPF da criança.

A reportagem do JP questionou a quantidade de vagas, entre integrais e de meio período. Mas a SME (Secretaria Municipal de Educação) informou que as inscrições serão o norte da pasta para conhecer a demanda e definir o número de vagas disponíveis para o próximo ano. “Com a demanda conhecida, o Departamento de Planejamento organiza as escolas e salas de acordo com a capacidade de atendimento da rede”, disse.

As vagas para creche são oferecidas a crianças de 0 a 3 anos, enquanto que para a pré-escola a faixa etária é de 4 a 5 anos. “A SME lembra ainda que a inscrição para as creches não garante vaga. A definição também não é feita por ordem de inscrição”, informou a secretaria.

Após o agendamento, a inscrição será concretizada na escola escolhida. Pais ou responsáveis deverão apresentar certidão de nascimento; CPF; cartão do posto de saúde e carteira de vacina atualizada da criança; CPF, RG e comprovante de trabalho (carteira de trabalho atualizada ou declaração de trabalho, conforme modelo disponível no link de agendamento) e comprovante de renda; além de comprovante de residência (água ou energia) dos pais; além de comprovantes de todos os gastos da família.

INTERNET

Caso a família não tenha acesso aos equipamentos para fazer o agendamento, a SME informou que os pais ou responsáveis poderão recorrer ao CED (Centro de Educação Digital) mais próximo, que vai permitir o acesso apenas para essa finalidade.

O horário de atendimento dos CEDs, apenas para a inscrição, é das 8h às 17h. O uso de máscara assim como as demais medidas de distanciamento devem ser respeitadas por todos que procurarem os CEDs ou a escola. Também é recomendado que apenas uma pessoa da família compareça aos dois locais.

Andressa Mota

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

cinco × quatro =