INSS tem serviço expresso para entrega de documentação

0
68 views
Entrega da documentação ocorre sem qualquer contato físico | Foto: Claudinho Coradini

A agência da Previdência Piracicaba é uma das 240 unidades do Estado de São Paulo que oferece serviço de entrega da documentação para concluir a análise do seu pedido, denominado Exigência Expressa. Como explica o INSS via assessoria de imprensa, foi adotado para evitar aglomerações e fi las e é uma alternativa ao atendimento presencial que retornaram essa semana.

Por meio do serviço, o segurado pode entregar a cópia dos documentos em uma urna na entrada da agência do INSS mais próxima de sua residência. Para utilizar o serviço, entretanto, é necessário fazer um agendamento prévio, por meio do telefone 135, no aplicativo ou site do Meu INSS.

“Os papéis depositados na urna são escaneados e inseridos no sistema, para que os servidores do INSS possam dar continuidade ao processo”, ressalta o INSS. O andamento do processo pode ser acompanhado pelo app ou pelo telefone indicado. Para proteger a saúde das pessoas, informa a Previdência, a entrega da documentação ocorre sem qualquer contato físico e sem acesso ao interior das agências.

O segurado tampouco receberá protocolo ou recibo de entrega dos documentos. Poderão ser entregues pelo Exigência Expressa cópias dos documentos solicitados pelo INSS para reconhecimento inicial de direito, manutenção ou revisão, tais como entrega de documentos por convocação, cumprimento de exigência entre outros.

Para verificar quais documentos podem estar pendentes, basta acessar o Meu INSS e clicar em “Agendamentos/Solicitações”. Após localizar o processo em exigência, o cidadão deve clicar nele e, em seguida, no ícone da lupa, no canto superior direito, para detalhar o requerimento.

No entanto, conforme ressalta a assessoria da Previdência, o serviço não se aplica aos pedidos de antecipação de R$ 1.045 do auxílio-doença e não aceita documentação para cumprimento de exigência de requerimento auxílio-doença com documento médico. “Nesse caso, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS”, informa.

Saiba mais sobre o serviço aqui.

Erick Tedesco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 + 6 =