Instituto Formar inicia atividades para 2020

Inscrições são para banda e coral do Formar | Foto: Ozônio Imprensa

Instituto Formar começa 2020 com a missão de incorporar novos aspirantes a músicos ao grupo remanescente de 2019 na banda e coral da instituição, cujo retrospectivo, no entendimento do coordenador de Projetos Culturais, Maurício Ribeiro, foi bastante positivo, tanto em termos e ensino quanto apresentações na cidade.

As inscrições estão abertas até o dia 21 de fevereiro e, como explica Ribeiro, são voltadas para jovens de 12 a 18 anos. Os interessados devem ir à sede do Formar (Rua Gonçalves Dias, 721, bairro Piracicamirim_, portando RG, CPF e comprovante de matrícula escolar, caso ainda não tenha concluído o Ensino Médio.

São, ao todo, 100 vagas, “50 para o primeiro semestre, no turno da manhã, e outras 50 para o segundo semestre, no turno da tarde”, ele ressalta. As turmas e horários são montadas de acordo com o período em que o aluno estudo na escola e, no momento, o Formar apenas não consegue atender adolescentes que estudam em período integral.

Os 50 anos selecionados para se juntar aos 150 que ficaram na banda e coral desde 2019, explica Ribeiro, já começam as aulas em março. “Num primeiro momento, vamos identificar o nível de conhecimento musical de cada um e direcioná-los para aulas individuais ou em grupo”. Segundo o coordenador, é por meio de um trabalho coletivo que os adolescentes leigos podem ter um aprendizado mais robusto. “Crescem juntos”.

“O principal é que o adolescente goste de música e queira aprender cada vez mais; independente de uma experiência prévia ou não. Lembrando que o Instituto Formar mantém hoje dois programas distintos. Um referente a Coral e Banda, cultural, para adolescentes a partir de 12 anos; e outro de inserção no mundo trabalho, para adolescentes de 16 ou 17 anos”, afirma Ribeiro.

Ainda sem os futuros novos alunos, o Instituto Formar já tem o primeiro compromisso do ano, revela Ribeiro. O coral da instituição se apresentará dia 14 de fevereiro, próxima semana, no Teatro do Engenho, na abertura de um seminário da iniciativa pública.

Em 2019, o coordenador destacou as duas noites do concerto em homenagem à obra de Tom Jobim, realizado no auditório do Coplacana, além das audições de Natal. Este ano, sem revelar o cronograma, Ribeiro ressalta que já “chove convites” para a banda e coral do Instituto Formar.

Erick Tedesco ([email protected])