IHGP guarda importantes capítulos da história da cidade. (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Em cerimônia rápida, o Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba realizou, no último sábado, em sua sede, a eleição da sua nova diretoria. A chapa encabeçada pelo advogado Pedro Vicente Ometto Maurano foi eleita e empossada para o biênio 2020/2022. A assembleia geral ordinária valida o edital que clamou eleição em março passado, agendada para o segunda quinzena do mês e não realizada devido ao decreto da pandemia do coronavírus estipulado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A atual presidente, professora Valdiza Capranico, deixa o cargo após quatro anos de gestão marcada, principalmente, pela mudança para uma sede independente situada no bairro Jaraguá e por abrigar um acervo histórico cujos materiais mais antigos remontam ao ano de 1873.

O novo presidente, Pedro Maurano, é nascido na Capital, filho da piracicabana Ernesta Maurano Ometto que se casou com o farmacêutico Arthur Maurano. Foi em Piracicaba que constituiu família com Maria da Graça Ranzani Maurano. Possuem quatro filhos: Maria Paula, Ana Carla, Tatiana e Pedro Augusto. É engenheiro e advogado de formação e foi diretor da CPFL, além de trabalhar por anos no Grupo Pedro Ometto.

Nesta gestão, o novo presidente já preocupa-se com a preservação do acervo do IHGP composto de fotos, jornais, revistas, arquivos multimídias e outros itens que servem de consulta à população em geral. Uma das atenções atuais também se voltará aos 200 anos da Independência do Brasil a serem lembrados em 2022.
A nova diretoria é composta por Pedro Vicente Ometto Maurano (presidente), Edson Rontani Júnior (vice-presidente), Nilce Moreira e Valdiza Maria Capranico (diretoras secretárias), Vitor Pires Vencovsky e Valdemar Romano (tesoureiros) e Leandro Antonio Pavan (diretor de acervo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

17 − doze =