Integrantes da tribo Kariri-Xocó discutem a cultura indígena no Colégio PoliBrasil

Objetivo da atividade foi proporcionar novas perspectivas aos alunos sobre a história brasileira

Os estudantes do Colégio PoliBrasil, em Piracicaba, receberam a visita de indígenas da tribo Kariri-Xocó, de Alagoas, nesta quarta-feira (22). Os alunos participaram de rodas de conversa, praticaram danças tradicionais e puderam conhecer o artesanato produzido nas comunidades. O objetivo da visita foi discutir esta cultura a partir da perspectiva dos próprios indígenas.

“A ideia é trazer os indígenas para falar da versão deles da história. Nós temos um olhar colonizador sobre a história e sobre a cultura”, disse a professora de história Natália Puke.

De acordo com a educadora, a atividade visa oferecer outras visões de mundo, apresentar outros saberes de filosofia e perspectivas de se relacionar com a realidade. “Nada mais interessante podermos ouvir esse lugar de fala de um nativo, de um dono da terra brasileira”, observou.

Kairã, um dos indígenas da tribo Kariri-Xocó, esteve na escola e falou sobre os trabalhos realizados. “Foi uma honra receber esse convite para Piracicaba e mostrar um pouco da nossa cultura, trazer o conhecimento sobre a natureza e os seres da natureza”, disse.

Letícia Santin

[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro + oito =