inverno-comida-rapida

O mês de julho trouxe dias realmente frios a Piracicaba. O inverno, como de costume, é a estação do ano em que as pessoas buscam se aquecer em camadas de roupas e, claro, ingerir alimentos quentinhos. Melhor ainda se for uma refeição quente e fácil, rápida de se preparar, assim sobra mais tempo para ficar embaixo de cobertores, por exemplo.

A chef Angela Barreto, especializada em cozinha brasileira e internacional, e com diversas participações em programas culinários na televisão, acrescenta mais um tempero ao prazer da comida quentinha e rápida no inverno. “Devido à covid-19, uma época em que não devemos ficar indo a todo momento ao mercado, é legal se ter, sempre, ingredientes para diferentes preparações”.

Macarrão cremoso é quentinho e rápido, e fica uma delícia

O inverno, ela opina, é a época mais agradável para fazer comida. “Aquela comida quentinha, a comida de vó, e mais rápida”. A primeira dica da chef Angela é o arroz de forno, longe de ser pomposo, chique, mas que sempre faz bonito na mesa – e sustenta!

“Usa os ingredientes que estão na geladeira. Faz com o arroz já cozido, da refeição anterior. Pode usar frios, legumes, carnes, e aí coloca um parmesão para dar uma liga, ou requeijão cremo. Depois é só ir pro forno”, ela indica.

Que tal uma típica sobremesa de inverno? Canjica – melhor ainda na versão doce de leite

O arroz de forno é um prato plural: existem inúmeras receitas e que variam de lugar para lugar. Mas é sempre uma refeição completa, que pode ser tanto de sobras ou tudo fresco, a depender, como destacou a chef, do que tem na sua geladeira. No preparo, vale inclusive acionar memórias deste prato que, certamente, todo mundo já comeu alguma vez na vida, principalmente na infância.

E que tal um macarrão cremoso? Também é quentinho e rápido, garante Angela. “Pode ser feito de várias formas, com diferentes molhos. O que geralmente já tem em casa? Molho de tomate. Cozinha o macarrão, coloca o molho, bolonhesa ou ao sugo. No refratário, coloca uma camada de macarrão, uma camada de creme branco com catupiry ou só o branco, e vai fazendo camadas por cima, pode ser o que quiser, desde que seja cremoso e queijo, para derreter. É uma comida muito de inverno”.

Na sobremesa, a chef Angela sugere, nesta época julina, uma canjica. “É super fácil, só precisa do milho da canjica”. Ela indica uma versão em que se troca o leite condensado por doce de leite. “Pode ser a lata de leite condensado cozida ou 400gr de doce de leite comprado pronto”.

Chef Angela Barreto afirma que inverno é a melhor época para cozinhar

Canjica Cremosa

Água para cozinhar a canjica até cobrir
500ml de leite
80gr de açúcar
1 lata de leite condensado
400ml de creme de leite
4 colheres de leite em pó
Canela em pó

Modo de preparo: coloque a canjica com o açúcar para cozinhar até que fique macia. Adicione o leite, o leite condensado, o creme de leite e o leite em pó e misture bem!
Sirva com canela em pó ou leite em pó.
Rendimento: 4 porções
Tempo: 50min
Dificuldade: fácil

Erick Tedesco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 + três =