Italiana Miriana Tona conquista a Copa Feminina de Tênis no Cristóvão Colombo

Italiana vence a Copa Feminina de Tênis no Cristóvão Colombo - Crédito foto: João Pires/Fotojump

A italiana Miriana Tona conquistou neste domingo, dia 17, a Copa Feminina de Tênis disputada nas quadras de saibro do Cristóvão Colombo. A representante da Itália estava longe das quadras há dois anos e conseguiu um belo recomeço na carreira ao vencer o torneio ITF 15, organizado pela ITF (sigla em inglês para Federação Internacional de Tênis).

Com a conquista do título em Piracicaba, a italiana soma 10 pontos e retorna ao ranking mundial da categoria, já que estava afastada das quadras desde o final de 2018 quando ocupava a 677ª posição da lista da WTA (sigla em inglês para Associação de Tênis Feminino).

“É inacreditável, não consigo explicar meu sentimento agora, estou muito feliz.” – disse a italiana, que ainda na primeira rodada no interior paulista salvou três match-points. Ao longo da semana, mostrou cada vez mais consistência e não cedeu mais que três games em nenhuma partida.

A decisão contra a alemã Luisa Heide, cabeça de chave 3, começou com games longos e três quebras de saque seguidas. Aos poucos, a maior variação da italiana, com slices e deixadinhas e as recorrentes duplas faltas da alemã deixaram a situação confortável para Miriana. No segundo set, a italiana salvou dois break points no game inicial, mas rapidamente abriu 3/0 e não deu chances de reação para a adversária, fechando a partida em 6/1 e 6/2 em 1h23.

“Esse título é inesperado. É meu primeiro torneio em quase três anos e mesmo estando longe do circuito por tanto tempo acho que estou jogando o meu melhor tênis. É muito especial para mim. Quero agradecer a organização, a todos que vieram torcer durante a semana e também à minha mãe e aos meus dois treinadores.” – complementou a campeã.

O resultado deste domingo colocou fim a uma sequência de nove vitórias da alemã e impediu seu segundo título consecutivo no circuito. Luisa vive seu melhor momento com a 852ª posição no ranking mundial e deverá subir cerca de 50 posições, graças aos seis pontos conquistados pelo vice-campeonato.

A etapa de Piracicaba da Copa Feminina de Tênis, que integra o calendário mundial ITF World Tennis Tour foi apresentada pelo Santander Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O evento teve o apoio do Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo e da Federação Paulista de Tênis.

Edilson Morais

[email protected]

LEIA MAIS:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco × dois =