Em novembro, clínica atende das 17h30 às 20h; diagnóstico precoce do câncer de próstata é incentivado pela campanha 'Novembro Azul' | Foto: Claudinho Coradini/JP

Para incentivar a realização de exames preventivos visando o diagnóstico precoce do câncer de próstata, durante este mês o IUP (Instituto de Urologia de Piracicaba) atende em horário especial, das 17h30 às 20h. Novembro recebe a cor azul para a conscientização dos homens para o tumor que é o segundo mais frequente nessa população, ficando atrás apenas do câncer de pele, e o segundo também em mortalidade, sendo o primeiro nesta questão o câncer de pulmão, conforme explica o médico Gustavo de Mendonça Borges, sócio-diretor do IUP.


Para fazer o agendamento, basta ligar para (19) 3437-2511. O Instituto fica na rua Silva Jardim, 1786, 2º andar, próximo à Santa Casa de Piracicaba. Durante esse mês, o IUP realiza também diversas ações de conscientização voltadas à população.

A partir dos 50 anos, todos os homens devem fazer a avaliação de próstata, que é composta pelo exame de sangue e de toque retal. Aqueles que tenham histórico de câncer de próstata ou mama na família devem começar mais cedo, a partir dos 45 anos, conforme explica Borges.


O médico lembra que o tratamento do câncer de próstata tem melhores resultados quando é realizado nas fases iniciais da doença, quando, em geral, o paciente ainda não apresenta sintomas. Sendo assim, a avaliação da próstata anualmente é essencial. Segundo Borges, é importante que sempre sejam feitos os exames de sangue e toque pois 15% dos tumores na próstata não constam nos exames de sangue, além de que também existem casos em que o toque não é suficiente para o diagnóstico precoce.

“Quando o paciente começa a ter sintomas, em geral o tumor já está bem grande, já tendo invadido a uretra, a bexiga, ou até migrado para os ossos. Nessa fase, os pacientes começam a ter sintomas: dor para urinar, sangramento urinário, dores ósseas e emagrecimento. Então, se a pessoa começa a ter sintomas devido a um câncer de próstata, é quase certo que ele tenha um tumor incurável. Alguns pacientes vão morrer da doença alguns meses depois”, comenta o médico.


O “Novembro Azul” deste ano é a oportunidade também de diagnosticar os tumores de próstata que ficaram represados pela pandemia. Devido à quarentena mais restrita de março a julho, muitas pessoas não realizaram os exames preventivos de diversas doenças.


“Houve aumento importante no número de diagnósticos que provavelmente seriam feitos em meses anteriores. Alguns deles, não a maioria, terão, nesse momento, tumores maiores, sendo tratados em fase um pouco mais avançada. Afinal, foram seis, oito meses de atraso para o diagnóstico”, lembra o médico.


O IUP atende pacientes particulares e de convênios, como Unimed, Santa Casa Saúde, Intermedici, Sulamericana e Bradesco. Pelo SUS (Sistema Único de Saúde), Borges conta que o Instituto realiza cirurgias de urgência na Santa Casa de Piracicaba e ações em parceria com a prefeitura, como atendimentos em ambulatórios.

CONSCIENTIZAÇÃO
Para que a mensagem sobre a importância dos exames preventivos e o consequente diagnóstico precoce do câncer de próstata chegue ao maior número de pessoas possível, o IUP realiza, neste mês, cerca de 20 palestras online em diversas empresas da cidade.


A conscientização também é feita por meio das redes sociais, com vídeos sobre o tema no Instagram (@iupiracicaba) para alertar e informar o público masculino.

LEIA MAIS:

Andressa Mota

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × cinco =