Jabuti é amigo para toda a vida

Foto: Pexels

Esses répteis com casco são dóceis e calmos e podem viver até 80 anos ou até ultrapassar, se bem cuidados

Quem já visitou um parque de preservação, uma fazenda ou zoológicos, com certeza já viu jabutis, um primo terrestre da tartaruga e que possui em seu casco cores e formatos geométricos únicos. Eles são quietos e frios assim como todos os répteis e algumas espécies podem ser viver em casas e terem uma vida bem longa e saudável com seus tutores se souberem como cuidar.

Os jabutis, assim como as cobras, precisam ser adquiridos em lojas específicas de répteis e precisa da nota fiscal como forma de segurança de quem compra e para que não haja tráfico de animais e nem a compra de espécies ameaçadas de esticão. Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), as duas espécies permitidas de comercializar no Brasil são o jabuti-piranga eojabuti-tinga, pois são animais nacionais. Essas duas espécies possuem cores fortes e não passam dos 12kg.


CARACTERÍSTICAS DOS JABUTIS
Ter um jabuti possui muitas vantagens, eles são dóceis, calmos e não fazem muito barulho, a chance de fugir é bem pequena visto que são lentos e nada ágeis. Eles também não requerem um atenção cautelosa ,com exceção do ambiente onde vai ficar e a alimentação.

O jabuti-piranga não cresce muito, tendo um tamanho de 20 cm a 30 cm para as fêmeas. Os tamanhos máximos chegam a 40e50 centímetros. O peso que essa espécie vai ter é entre6à12kg (o peso próximo de um cão de porte pequeno). Já os jabuti-tinga são um pouco maiores tendo uma média de tamanho de 60cm para as fêmeas e os machos 40cm. O peso é similar ao jabuti-piranga de 6à12kg.

Os jabutis, assim como as tartarugas, são conhecidas por sua longevidade. Na natureza elas têm um expectativa de 30 anos de vida, enquanto quando cuidadas e alimentadas bem, em cativeiro, podem viver até 80 anos ou ainda ultrapassar esse tempo. Por isso adquirir um jaboti como animal de estimação é mesmo que ter uma companheiro para a vida toda!

Larissa Anunciato
[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezessete + vinte =