Em comparação com dezembro passado, queda foi de 1,4% (Foto: Claudinho Coradini/JP)
Em comparação com dezembro passado, queda foi de 1,4% (Foto: Claudinho Coradini/JP)

A inadimplência do consumidor piracicabano registrou queda de 1,4% em janeiro, se comparado ao mês dezembro. Na avaliação em relação a janeiro de 2018, o levantamento também apontou diminuição de 3,3%. Os percentuais foram obtidos em análise mensal realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

No estado de São Paulo, a pesquisa demonstra a mesma tendência de queda no indicador, porém com número mais reduzido de 0,7%, na comparação mensal (janeiro/2019 – dezembro/2018). Na região Sudeste, houve redução de 0,4% e no Brasil, um recuo de 0,5% no mesmo período. Na variação interanual, o estado de São Paulo registrou aumento da inadimplência em 1,3%; enquanto na região Sudeste, o índice caiu 0,4%. Em todo o país, o resultado calculado também foi de queda: 1,1% no ano.

CRÉDITO

O indicador de recuperação de crédito do consumidor recuou 1,6% na comparação mensal de janeiro de 2019 com dezembro do ano anterior. Já na variação interanual (mesmo mês do ano anterior), o indicador caiu 6,5%.

INDICADORES

Os indicadores de inadimplência são elaborados a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas. O indicador de recuperação de crédito, por sua vez, é desenvolvido a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Atualmente, é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.

SCPC/ACIPI

Consumidores interessados podem realizar consultas gratuitas ao SCPC na sede da Acipi, localizada à rua do Rosário, 700, no Centro. Mais informações pelo telefone (19) 3417-1766, ramal 739, ou [email protected]

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezessete + vinte =