Jantar fitness: receitas simples e gostosas para experimentar

Foto: Pexels

Quando se fala em jantar fitness, vem à cabeça de muita gente aquela saladinha sem graça, né? Pois felizmente seguir uma alimentação equilibrada não tem mistério nem precisa ser sinônimo de comida sem gosto. Nada de neuras: afinal, o importante é dar preferência à comida de verdade, feita preferencialmente com alimentos in natura.

Para te ajudar nessa missão e te mostrar que uma comida saudável pode ser deliciosa e prática, elencamos algumas receitas de jantar saudável que vão salvar suas noites. Espia só! 

O que é jantar fitness?

A expressão fitness tem origem na língua inglesa e significa “estar em boa forma”. Entretanto, isso vai muito além da questão estética. Isso porque a expressão foca mais num estilo de vida saudável e num organismo cheio de disposição – que nasce da união entre boa alimentação e a prática de exercícios físicos. 

Já no que se refere a um cardápio fitness, geralmente são opções que levam em conta uma dieta equilibrada e saudável, trazendo alimentos nutritivos, frescos, com baixo teor de gordura e o mínimo possível de conservantes. Ou seja, o complemento ideal para quem tem atividades físicas regulares em sua rotina. E isso vale para diferentes objetivos, desde a perda de peso, melhora na saúde em geral ou uma reeducação alimentar. 

O que comer no jantar fitness?

A verdade é que com bons ingredientes e um pouquinho de criatividade, é possível criar receitas simples que, além de descomplicar a rotina, são riquíssimas também no quesito sabor. 

Existem, é claro, alguns alimentos que são considerados clássicos numa alimentação fitness, como, por exemplo: batata-doce, arroz integral, frango, ovo, brócolis e proteínas em geral. 

No período noturno, o metabolismo tende a ficar mais devagar e alguns cuidados com a alimentação devem ser adotados, evitando com que o jantar atrapalhe o sono.

De modo geral, a recomendação é preferir pratos mais leves e evitar alimentos gordurosos, doces, carboidratos refinados e estimulantes, como o chocolate e a cafeína. Isso porque estes ingredientes demandam mais energia do organismo que já está trabalhando com o metabolismo de forma mais lenta.

Receitas para um jantar saudável  

Oba, chegou a hora de botar a mão na massa e dar espaços às deliciosas receitas light e práticas que elencamos! Olha só como preparar pratos que mostram que um jantar fitness pode ser super saboroso

Peixe assado com legumes ao forno 

Para os dias que você quer um jantar fitness diferente, que fuja do frango com batata doce, o peixe é uma ótima opção. Além de variar o cardápio, esse alimento é super nutritivo e tem vários benefícios para a saúde do coração

Já o acompanhamento fica por conta de um mix de legumes que vai pro forno enquanto você aproveita o seu tempo, seja lendo um livro ou simplesmente relaxando no sofá, pois não dá trabalho nenhum. 

Ingredientes

1 unidade de Saint Peter  

Uma cenoura cortada em fatias 

1 abobrinha cortada em meia-luas

4 rabanetes cortados em quartos

½ brócolis cortado em floretes

3 colheres (sopa) de azeite

Sal e especiarias a gosto

Modo de preparo: 

Comece preaquecendo o forno a 220 ºC (temperatura alta).

Enquanto isso, lave, seque e corte os legumes escolhidos em tamanhos semelhantes pra que passem por igual. Você pode variar a receita usando os itens que já estão na sua geladeira.

Logo depois, é só transferir os legumes cortados para uma assadeira grande, regar com azeite e temperar. Use sal, pimenta, ervas e especiarias da sua preferência, como alecrim, tomilho, páprica, cúrcuma e etc. Misture bem para que o tempero se espalhe pelos legumes, 

Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutinhos. Após metade do tempo, vire os legumes com uma espátula. Caso seja necessário, deixe por mais alguns minutinhos. 

Enquanto os legumes assam, é só descongelar o seu peixinho. No microondas, leva menos de 2 minutos e em banho maria, é só deixar em fervura por 7 minutinhos e saborear. 

Hambúrguer fitness

Hambúrguer fit parece até mentira, né? Mas sim, é possível caprichar numa versão com ingredientes inteligentes que vão te ajudar a comer bem, sem passar vontade. Veja que a receita escolhida leva um pão integral, além de um hambúrguer com carne de primeira e um temperinho que a gente ama! Espia só:  

Ingredientes e acompanhamentos:

1 hambúrguer de fraldinha

Um pão para hambúrguer, de preferência integral

1 colher (sopa) de cream cheese light

2 rodelas de tomate

Folhas de alface americano

Modo de preparo: 

O primeiro passo é descongelar seu hambúrguer no microondas (2 minutos) ou em banho maria (7 minutos).

Enquanto isso, passe o cream cheese em cada uma das partes do pão. Em seguida, coloque o alface, o tomate e hambúrguer. Feche o sanduíche e sirva em seguida. 

Berinjela ao parmesão

Pensou num ingrediente versátil que não pode faltar na despensa para o seu jantar fitness, pensou na berinjela. Esse alimento é super versátil e faz bonito em um sem fim de receitas. A escolhida da vez é a berinjela ao parmesão, sendo tudo de sabor e não requer grandes habilidades na cozinha. Anota aí: 

Ingredientes:

1 berinjela grande

1 abobrinha grande 

¼  de colher de chá de sal rosa

1 xícara de mussarela ralada

Uma xícara de parmesão ralado 

1 pitada de pimenta moída

¼  de xícara de orégano fresco picado

¾ de xícara de quinoa

500 ml de molho marinara, sem adição de sal ou açúcar

¼  xícara de sementes de chia

¼  xícara de manjericão fresco

2 colheres de sopa de azeite

2 xícaras de espinafre fresco

Modo de preparo:

Primeiramente, descasque a berinjela, a abobrinha e corte-as em fatias. 

Em seguida, pincele com óleo e coloque os vegetais em uma assadeira. Polvilhe com sal e asse em forno a 200°C até que fiquem macios, entre 10 e 15 minutos.

Logo depois, misture a mussarela, metade do parmesão e orégano. em outro recipiente, junte a quinoa, a chia, o parmesão restante, 2 colheres de sopa de óleo, manjericão e pimenta.

Espalhe metade do molho marinara em uma assadeira. Agora, deposite uma camada com metade da mistura de legumes, espinafre e queijo-orégano. Repita o processo. 

Para finalizar, cubra com a misturinha de quinoa e asse por 25 a 30 minutos. E está prontinha a sua janta fitness! 

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

14 − onze =