Jasmine é a primeira bebê nascida em Piracicaba em 2020

Jasmine nasceu no segundo minuto de 2020 de parto normal no HFC (Crédito: Claudinho Coradini/JP)

A pequena Jasmine nasceu à 0h02 da última quarta-feira, dia 1º de janeiro. Ela é a primeira bebê nascida em Piracicaba em 2020. Filha do casal Jascieli e José Wemerson, o primeiro bebê piracicabano nasceu no HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana).

O parto normal ocorreu sem problemas e Jasmine nasceu pesando 3,095 quilos. A mãe, a dona de casa Jascieli, 21, estava com 38 semanas de gestação.

A bebê é a segunda filha do casal de alagoanos que há dois anos mora em Piracicaba. “Essa foi minha segunda gestação e foi bem tranquila. Estou extremamente feliz por ter dado à luz ao primeiro bebê que nasceu em Piracicaba. Ela é linda e cheia de saúde”, disse Jascieli, que tem Júlia Sofia, de dois anos.

Ela confessou que quando soube da gravidez da caçula, fez as contas e pensou na possibilidade da criança vir ao mundo na virada do ano. “Nós pensamos sim, mas nunca pude acreditar que seria assim, meia-noite”, contou.

Agora, os réveillons da família serão acompanhados de um bolo da aniversariante. “Não terá como esquecer o aniversário dela”, brincou a mãe.

Era meia-noite da virada do ano, quando Daiane Alves Zotelli foi receber um abraço do esposo e percebeu que a bolsa havia rompido.

Ela foi levada para a Santa Casa de Piracicaba e o parto precisou ser feito às pressas. Kadu chegou ao mundo com 32 semanas e pesando dois quilos. Segundo o hospital, a mãe poderá ter alta hoje, mas o bebê permanecerá na UTI Neo até ganhar peso e resistência para conhecer o lar.

Kadu nasceu prematuro, com apenas 30 semanas (Crédito: Divulgação/Santa Casa)

Foi um susto, pois eu estava cochilando quando deu meia-noite e meu marido veio me abraçar. Neste momento senti que a minha bolsa havia rompido. Cheguei aqui na Santa Casa 1h30 e quando era 1h45, o Kadu nasceu. Foi um susto, não esperávamos que ele fosse nascer agora, mas ele foi apressado e quis festejar a chegada do Ano-Novo”, disse Daiane, que tem 36 anos e outros dois filhos, um de 20 e outro de 17 anos.

O pai do segundo bebê nascido em Piracicaba, Erik Zotelli disse que ainda está ‘‘anestesiado’’ com o que aconteceu. “Foi tudo muito rápido. Estávamos preparados para recebê-lo em março. Na hora deu um desespero, mas agora graças a Deus estou mais calmo. A torcida agora é para levá-lo para casa”.

Mais tarde, às 10h04 foi a vez de Maria Alice saudar 2020. A bebê foi o primeiro choro no Hospital Unimed de Piracicaba. Ela nasceu com 2,715 quilos e 46 centímetros.

Ramira e sua filha, Maria Alice, que nasceu no Hospital Unimed Piracicaba (Crédito: Claudinho Coradini/JP)

A mãe Ramira Santos da Silva disse que também pensou na possibilidade da filha ser o primeiro bebê nascida na cidade devido a previsão do parto para o final de dezembro. “Antes de vir eu cheguei a ligar para o hospital para saber se já havia nascido algum bebê”, contou.

A expectativa agora é levar a pequena para conhecer a casa e o irmão Nicolas, de dois anos. Maria Alice é filha da professora Ramira e do analista Paulo Alberto Yukisada Iwamura.

NOMES DE 2019

De acordo com a Arpen-SP (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo) os nomes compostos foram a preferência e ocuparam as três primeiras colocações no ranking estadual.

Maria Eduarda foi o primeiro colocado com 3.188 registros, seguido de Enzo Gabriel com 3.119 registros e Pedro Henrique com 3.026.

A preferência é a mesma em nível nacional. Os nomes compostos ocuparam as sete primeiras posições do ranking com destaque para Enzo Gabriel, primeiro colocado com 16.672 registros, João Miguel, com 15,082 e Maria Eduarda, terceira colocação, com 12.063 registros no ano.

Miguel e Alice, que há dois anos vinham alcançando as primeiras e segundas posições no ranking, perderam espaço e ocupam 8ª e 10ª posições respectivamente.

O levantamento deste ano reuniu dados de todos os 7.732 cartórios de registro civil dos 26 estados brasileiros que totalizam uma base de mais de 2,5 milhões de registros até o dia 20 de dezembro.

Beto Silva

[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

seis − 4 =